Já fomos provar o novo gelado de carvão

Há um novo gelado no mercado que é, no mínimo, insólito. É de carvão vegetal ativado. Sim, leu bem. Carvão. E é preto, o que nos deixou ainda mais intrigadas e curiosas para conhecer o sabor. Fomos experimentá-lo à loja MyIced do Bairro Azul, em Lisboa, e gostámos bastante. Sabe a baunilha e não é muito doce, até porque não tem açúcar. Mas os mais gulosos podem compensar com toppings como fruta, pintarolas, gomas e outros doces disponíveis.

“É um gelado que não contém glúten, é produzido com bebida de soja, o que o torna consumível para os intolerantes à lactose. Ao mesmo tempo é 100% vegan e não contém açúcar, tal como todos os nossos outros gelados. É feito também com iogurte natural, que por si só é uma base que acaba por produzir os outros todos”, explica ao Delas.pt João Gouveia, fundador e responsável pela MyIced.

A vertente saudável dos gelados desta marca portuguesa já levou a que algumas das lojas obtivessem uma certificação da Associação Portuguesa de Celíacos.

“Sempre estivemos muito ligados a uma vertente mais saudável, sem glúten, lactose ou açúcar, e queríamos uma novidade que fosse, acima de tudo, um sabor insólito. Começámos a pesquisar e chegámos ao carvão, que é muito estranho, é como se fosse lixo. Reparámos que há muito consumo de carvão vegetal ativado na medicina natural, em cápsulas, pelas características do próprio produto, e nós adaptámos o carvão à nossa base de gelado de baunilha, que acabava por ser um complemento do nosso gelado 100% vegan”, recorda o fundador da MyIced.

O facto de o gelado ser tão fora do comum tem atraído muitas pessoas às dez lojas da marca espalhadas por todo o país. “Pelo bizarro, pela estranheza da cor do gelado, acabam por querer experimentá-lo e nós temos mais clientela nas lojas. Querem saber qual é o sabor. As reações têm sido ótimas. As pessoas gostam porque se nós fecharmos os olhos sabe a baunilha. A cor, por si só, não dá sabor”, acrescenta João Gouveia.

As lojas MyIced têm a particularidade de terem adotado um conceito self-service, ou seja, é o próprio cliente que faz o seu gelado. Lá poderá encontrar também os bubble tea, um chá típico de Taiwan que está em grande expansão a nível internacional e é servido gelado ou como batido e com uma infinidade de sabores disponíveis.