Nome da fillha de Meghan e Harry é homenagem a Diana. Isabel II também está lá

meghan e harry
[Fotografia: EPA]

Mais do que apenas homenagear Diana, a escolha do nome Lilibet Diana para a segunda filha de Meghan Markle e do príncipe Harry, que nasceu na sexta-feira, 4 de junho, inclui também uma evocação a Isabel II.

Apesar de Lady Di e a Rainha nunca terem estado publicamente sempre do mesmo lado, a verdade é que Harry junta as duas mulheres com maior influência na sua vida e homenageia-as a ambas na escolha do nome para a irmã de Archie: Lilibet Diana Mountbatten-Windsor.

O anúncio do nascimento foi feito pelo porta-voz do duque e duquesa de Sussex no domingo, 6 de junho, que indicou que a bebé nasceu na sexta-feira. O primeiro nome da recém-nascida, Lilibet, é uma homenagem ao apelido da rainha Isabel II e o nome do meio é uma homenagem à avó e à mãe de Harry, Diana.

O bebé é o segundo filho dos duques de Sussex e o oitavo na linha de sucessão ao trono britânico. Nenhuma foto do recém-nascido ou dos Sussex acompanhou o anúncio, mas sim uma justificação: “Lili foi escolhido por a bisavó, sua majestade Rainha Isabel II, ter este diminutivo. Diana, foi escolhido em honra à falecida avó, a princesa de Gales.”

A razão de Lilibet explica-se porque, em pequena, Isabel II não era capaz de dizer o seu nome, Elisabeth, e dizia-o daquela forma corrompida. Os pais, Rainha-mãe e Jorge VI adaptaram rapidamente o nome. Há, aliás, uma citação que o prova: “Lilibet é o meu orgulho, Margarida é a minha alegria”, afirmou, descrevendo as filhas.

Isabel II ainda se revê neste diminutivo. Segundo a imprensa, ela terá escrito uma nota de despedida ao marido recém-falecido, príncipe Filipe, na qual assinava como Lilibet. Um texto pessoal que terá sido colocado no caixão do Duque de Edimburgo.

O nascimento ocorre após uma entrevista recente de Harry e Meghan com Oprah Winfrey, em março, onde o casal descreveu discussões dolorosas sobre a cor da pele do seu primeiro filho, perdendo a proteção real e as intensas pressões que levaram Meghan a pensar em suicídio.

Harry e a atriz americana Meghan Markle casaram-se no Castelo de Windsor em maio de 2018 e o seu filho Archie nasceu um ano depois.

No início de 2020, Meghan e Harry anunciaram que iam deixar os deveres reais e que se iriam mudar para os Estados Unidos, perante o que consideraram ser intrusões insuportáveis e atitudes racistas dos media britânicos. O casal mora em Santa Bárbara, Califórnia.

A rainha Isabel II e a família real britânica estão “encantados” com o nascimento da criança, anunciou o Palácio de Buckingham.

A soberana, o príncipe Carlos, seu filho, e a mulher Camilla, e o príncipe William e a mulher, Kate, “foram informados e estão encantados com a notícia do nascimento de uma filha para o Duque e Duquesa de Sussex”, disse uma porta-voz de Buckingham. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi o primeiro a felicitar o príncipe Harry e Meghan Markle pelo nascimento da filha.

“Muitos parabéns ao duque e à duquesa de Sussex pelo nascimento da sua filha”, afirmou o líder conservador, numa mensagem publicada na rede Twitter.