Já pode votar para que se construa um monumento feminista em Lisboa

feminismo_destaque

A Associação Mulheres sem Fronteiras quer construir um monumento para assinalar os movimentos feministas que têm acontecido na cidade de Lisboa desde finais do século XIX. A iniciativa faz parte do Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, e está a votos.

Para que este objetivo se concretize e seja possível construí-lo no topo do Parque Eduardo VII, são necessário cerca de 100 mil euros. Os lisboetas que quiserem contribuir para a eleição deste projeto podem fazê-lo gratuitamente, enviando 64 para o número 4310. Caso tenham um número estrangeiro, podem enviar o número 64 para 00351927904200.

“Pretendemos que a cidade de Lisboa tenha um monumento que evoque a luta dos movimentos feministas pelo acesso da maioria da população da cidade – as mulheres, raparigas e meninas, na sua diversidade – aos direitos civis, políticos, sociais, económicos e culturais desde finais do século XIX”, pode ler-se no site Lisboa Participa.

O Parque Eduardo VII foi o local escolhido para a construção do monumento por ter sido lá que se realizou a primeira manifestação feminista da capital, a 13 de janeiro de 1975, depois da revolução de abril.

Monumento feminista

“Pretendia denunciar diferentes formas de opressão que afetavam as vidas das mulheres. As manifestantes foram violentamente reprimidas, por cerca de 3 mil homens, que impediram a sua livre manifestação”, explicou a Associação Mulheres sem Fronteiras no mesmo site.

Na opinião da associação, os movimentos feministas não têm tido grande destaque na história da cidade nem do país. Uma realidade que esperam começar a mudar com este monumento.

“Pretendemos, com este monumento, contribuir para a afirmação e visibilidade das meninas, raparigas e mulheres no espaço público, bem como a sua promoção enquanto sujeitos históricos, contribuindo para a preservação da sua memória histórica”, acrescentaram.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

#delasexplica: Quantas vagas tem o feminismo?