Já reparou nos detalhes do guarda-roupa de ‘A Guerra dos Tronos’?

Os figurinos da aclamada série são como a sua trama: complexos. Refletem as personalidades das personagens que os vestem e, mesmo que à primeira vista não pareça, estão cheios de minuciosos detalhes. São estes, aliás, que lhes dão profundidade. Que lhes dão vida. E quem os imagina e borda à mão é a britânica Michele Carragher.

A HBO divulgou esta semana os visuais da sétima temporada, que se estreia no verão. E, tal como a emblemática frase – “The winter is coming” (o inverno está a chegar) – que dá mote ao desenrolar da história, também o seu guarda-roupa mostra Daenerys Targaryen, Jon Snow, Cersei Lannister, Sansa Stark, Arya Stark, Jamie Lannister ou Tyrion Lannister, entre outros, em conformidade: todos eles apresentam tecidos pesados e escuros.

E, claro, repletos de pormenores saídos da imaginação de Carragher, que também assinou os figurinos de filmes como ‘Piratas das Caraíbas – Por Estranhas Marés’ (2011), ‘Stardust – O Mistério da Estrela Cadente’ (2007), ‘Robin Hood’ (2007) e séries de televisão como ‘The Crown’ (2016) e ‘Mad Dogs’ (2012). Foi a colega Michele Clapton, com quem tinha trabalhado anteriormente, que a desafiou. “Senti-me atraída pela criatividade que o projeto implica”, disse.

Emilia Clarke num fato com bordados de Carragher
Emilia Clarke num fato com bordados de G

Apesar dos Emmy e dos Globos de Ouro que o guarda-roupa já venceu, Michele Carragher refere que nunca sentiu ter feito o seu melhor. “Com os constrangimentos em termos de tempo que estes projetos envolvem sempre, sinto que poderia ter feito melhor se tivesse mais tempo. Portanto, é mais uma questão do bordado cujo processo criativo me deu mais prazer”, acrescentou, destacando os que se encontram nos fatos de Cersei (Lena Headey) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

Lena Headey é Cersei na série da HBO
Lena Headey é Cersei na série da HBO

Ao longo das seis temporadas já emitidas, Carragher frisa ainda que, além da falta de tempo para se dedicar com mais afinco a cada peça, “nada foi difícil do que fazer à mão quase 350 rosas e depois costurá-las no vestido de Margaery Tyrell (Natalie Dormer) para o seu Casamento Vermelho”.

A temporada deste ano regressa apenas a 16 de julho à TV norte-americana com sete episódios, menos três do que os habituais. Os portugueses vão poder vê-la chegar ao Syfy menos de 24 horas depois da estreia nos EUA.