Jacinda Ardern demite ministro acusado de relação com subordinada

jacinda ardern Instagram
[Fotografia: Instagram]

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou esta quarta-feira, 22 de julho, que demitiu o ministro da Imigração, Iain Lees-Galloway, por ter uma relação imprópria com uma subordinada.

Ardern disse ter tomado conhecimento das alegações na terça-feira, afirmando que o ministro tinha demonstrado uma significativa falta de discernimento. “As suas ações acabaram por me levar a perder a confiança nele enquanto ministro”, disse Ardern.

A governante afirmou que Iain Lees-Galloway teve um caso consensual durante cerca de um ano com uma mulher que inicialmente esteve empregada numa das agências sob supervisão do ministro, e que mais tarde trabalhou como funcionária no seu gabinete.

A primeira-ministra neozelandesa, que lidera o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, disse que o ministro se expôs a acusações de ter usado indevidamente o cargo, sobretudo por ter a tutela das relações laborais e segurança no trabalho.

Um bebé na ONU? Jacinda Ardern fez história e as imagens correram mundo

Lees-Galloway, de 41 anos, aceitou a decisão de Ardern e pediu desculpa, precisando que não seria candidato nas próximas eleições, que se realizam em setembro. “Agi de forma completamente inadequada na minha posição e não posso continuar como ministro”, admitiu Lees-Galloway numa declaração, citada pela agência Associated Press (AP).

O caso foi o mais recente de uma série de escândalos no Parlamento da Nova Zelândia. Um dia antes, o deputado da oposição Andrew Falloon demitiu-se, após ter alegadamente enviado imagens sexualmente explícitas a várias mulheres, incluindo uma estudante universitária.

Falloon não comentou as alegações, mas pediu desculpa por ter cometido erros não especificados, informando que estava a receber aconselhamento em matéria de saúde mental.

Jacinda Ardern: as duas armas da primeira-ministra neozelandesa contra os atentados

Lusa