Jacinda Ardern: “Este é um dos dias mais negros da Nova Zelândia”

jacinda Ardern EPA_BORIS JANCIC
[Fotografia: Boris Jancic/EPa]

“Um ato de violência sem precedentes que não tem lugar na Nova Zelândia”, afirmou a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, nas primeiras horas da madrugada em Portugal e ao início da tarde naquele território da Oceânia. A governante diz tratar-se de “um dos dias mais negros”, na sequência de tiroteios em duas mesquitas que causaram, até ao momento, 49 vítimas mortais e creca de duas dezenas de feridos na cidade de Christchurch.

Numa conferência de imprensa, a primeira-ministra disse que muitas pessoas afetadas podem ser migrantes ou refugiadas “que escolheram fazer da Nova Zelândia a sua casa”. “Esta é a sua casa. Elas são nós. A pessoa que perpetuou essa violência contra nós não é”, frisou. A polícia neozelandesa aconselhou as pessoas a não se deslocarem a qualquer mesquita no país e para permanecerem nas suas residências.

O jornal New Zeland Herald noticiou que um dos atiradores transmitiu em direto durante 17 minutos o momento em que disparou sobre as pessoas que se encontravam no interior de uma das mesquitas.

Os episódios, com início às 13:40 (00:40 em Lisboa), aconteceram nas mesquitas de Al Noor, em Hagley Park, e de Linwood Masjid, existindo informações de vários atiradores, avançou o jornal New Zeland Herald, num momento em que as forças policiais citadas pelo jornal The Guardian informaram que havia uma bomba num carro em Strickland Street, numa rua localizada a cerca de três quilómetros da mesquita de Al Noor.

A equipa de críquete do Bangladesh que está em Christchurch para defrontar a Nova Zelândia encontrava-se na mesquita de Hagley Park para a oração diária quando o tiroteio começou, mas conseguiu abandonar o local sem que qualquer dos jogadores tenha sido atingido pelos disparos.

Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país com cerca de 376.700 habitantes, localizada na costa leste da Ilha Sul ao norte da Península de Banks. É a capital da região de Canterbury.

Imagem de destaque: Boris Jancic/EPA

Um bebé na ONU? Jacinda Ardern fez história e as imagens correram mundo