O que as séries nos ensinam sobre a tenacidade feminina

Num tempo em que predominam filmes e séries sobre vampiros, zombies e cenários pós-apocalípticos, um produtor ousou um dia apresentar a uma cadeia de televisão inglesa uma série de época, a história de uma família da nobreza britânica que atravessa os mais marcantes momentos do século XX.

Contrariando a tendência de um tempo em que espetacularidade dos efeitos especiais e as narrativas bizarras vendem mais que um bom argumento, «Downton Abbey», de Julian Fellowes, conquistou a televisão britânica e daí foi um pulinho até ter uma legião de fãs por todo o mundo.

Afinal, qual é o “ingrediente secreto” que faz com que séries improváveis se tornem grandes sucessos? Além de uma boa história, são também as personagens, quando escritas com toda a vulnerabilidade humana – em especial as femininas, que dão sempre mais sensibilidade a qualquer história.

Deste sucesso, surge agora uma nova série sobre mulheres, dos mesmos produtores, com uma história ainda por contar: «Jamestown», com estreia em Portugal marcada para este mês. Ouvimos sempre falar dos primeiros colonos britânicos que chegaram aos Estados Unidos, mas não sabemos quem eram as suas mulheres.

a carregar vídeo

No ano de 1690, na localidade de Jamestown, Virgínia, um grupo de homens tentava há dez anos estabelecer-se naquele continente, sem grande sucesso. A terra revelava-se inóspita para a agricultura e os homens debatiam-se com pragas de mosquitos. Para além disso, sentiam-se como convidados indesejados pelos nativos, com quem tinham constantemente querelas. Assim, o governo britânico decide enviar de barco 90 mulheres para servirem de “esposas” dos colonos e assim encorajá-los a dar continuidade ao seu projeto para o continente americano.

As mulheres que aceitam o convite do governo fazem-no por motivos diferentes: algumas fogem de um passado problemático, e veem naquela colónia uma nova oportunidade. Mas, à chegada, percebem que os homens que vivem numa comunidade exclusivamente masculina e isolada há mais de dez anos, já perderam muito da sua humanidade. Elas vão precisar de toda a sua garra para enfrentar o auto-imposto poder masculino e sobreviver naquele local.

Numa altura em que as séries estão em interregno, «Jamestown», que estreia a 10 de julho na FOXLife, às 22h20, e que terá um episódio novo todas as segundas-feiras, vem dar ao nosso verão um motivo para esperar pelos serões no sofá: uma série intensa e emocionante, baseada em factos históricos, em que a tenacidade feminina é o tema central. Afinal, os colonos chegaram primeiro, mas foi preciso desembarcarem 90 mulheres em Jamestown para assegurar o futuro da colónia…
ad