Subir

Jane Fonda: “Fui violada e abusada sexualmente quando era criança”

A atriz norte-americana Jane Fonda confessou publicamente ter sido alvo de abusos sexuais durante a sua infância. “Fui violada, fui abusada sexualmente quando era criança e fui despedida, porque não fui para a cama com o meu chefe”, revelou numa entrevista conduzida por uma outra atriz, Brie Larson, a convite da revista ‘The Edit’. “Sempre pensei que a culpa era minha, que eu não fiz ou disse a coisa certa”, acrescentou.

Fonda, que já conquistou dois Óscares enquanto Melhor Atriz, afirmou ainda que algumas mulheres mais jovens são propensas a diminuir a gravidade destes crimes porque se se sentem culpadas. “Conheço jovens mulheres que foram violadas e que nem sequer sabem que o foram”, disse. “Elas pensam: ‘Deve ter sido porque eu disse ‘não’ de forma errada”, confessa a estrela de Hollywood, de 79 anos.

Enquanto ativista dos direitos das mulheres e da igualdade de género, a atriz defende que a sociedade precisa de ajudar as vítimas deste tipo de abusos para que “tomem consciências que a violação e o abuso sexual não é culpa delas”. “Fomos violadas e isso não está certo”, denunciou a protagonista da série de comédia da Netflix ‘Grace & Frankie’.

Alexandre Oliveira Vaz