Jane Fonda não compra roupa desde 2019 e há duas razões que a levam isso

Jane Fonda
Jane Fonda [Fotografia: (Diana Quintela/ Arquivo]

A estrela do cinema e do desporto saudável, Jane Fonda, diz não gostar de ir ao centro comercial, muito menos comprar roupa. A atriz revelou, aliás, em entrevista ao jornal New York Times, que a última peça que adquiriu em contexto de compras em shopping foi há quase seis anos e que se tratava de um casaco vermelho que usou em protestos contra as alterações climáticas, que teve lugar em novembro de 2019, em frente ao Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos da América.

As imagens, recorde-se, correram mundo sobretudo porque a intérprete foi detida por estar a manifestar-se, momento que pode rever aqui. Na altura, Fonda declarou à multidão: “Precisava de algo vermelho, fui à procura e encontrei este casaco à venda. Esta é a última peça de roupa que vou comprar.” Agora, garante que tem cumprido a promessa.

Aliás, na mesma entrevista adiantou que, usou o mesmo fato branco que tinha envergado nos Shape Magazine Awards de 1996, em Los Angeles, para receber o Globo de Ouro de carreira Cecil B. DeMille, em janeiro de 2021. Nessa ocasião explicou que teve de ”vasculhar no armário e descobrir algo que ainda servisse e que já tinha usado antes”. E encontrou.

Jane Fonda, atualmente com 87 anos, diz não gostar de andar às compras. E se a preocupação pelo clima é, como se pode ler, um argumento, há um segundo: “Não gosto de fazer compras. Sinto-me desconfortável. (…) Diria que em 90% fiz as pazes com o meu corpo, mas ainda restam esses 10%. É difícil ficar no provador e vestir roupa e não gostar da aparência”, acrescentou ao New York Times.

A sua paixão são os ténis. “Agora que tenho 87 anos, já não uso saltos altos porque desequilibram a minha pélvis e as ancas. Por isso, os saltos baixos ou os sapatos rasos tornaram-se a minha praia – e os ténis com brilhos”, descreveu. Adiantou ainda que não deita os pares fora porque não “quer que acabem no oceano”.