Januhairy: o não à depilação regressou e tornou-se num movimento

a carregar vídeo

Depilar ou não depilar as axilas? Eis a questão que o fim de 2017 e início de 2018 trouxeram para a discussão pública e que em 2019 não se parece ter findado. Se o ano passado começou de olhos postos no assunto depois de um post de Ano Novo publicado na conta de Instagram de Madonna, no final de 2017 também o calendário de advento da revista ‘Love’, com a modelo Gigi Hadid, já tinha dado que falar.

Em 2019, a temática volta a estar na agenda do dia e até mesmo na origem de um movimento: Januhairy (“Janeiro Peludo”, numa tradução livre).

2019: Janeiro peludo – pêlos onde quisermos

O movimento Januhairy (que até já é um hashtag) tem dado que falar nos últimos tempos e tem também ganho cada vez mais apoiantes. O estigma de que a mulher não pode ter a depilação por fazer continua na ordem do dia e cada vez mais mulheres, das mais variadas faixas etárias, têm aderido à discussão e mostrado várias zonas do corpo por depilar, como as axilas. O objetivo é mostrar que são confiantes e aceitam o seu corpo – e os seus pelos.

Existe uma conta de Instagram onde as pessoas podem partilhar as suas fotografias, contando já com mais de oito mil seguidores. A fundadora da página chama-se Laura e é estudante de Teatro, numa Universidade no Reino Unido. A jovem quer encorajar cada vez mais mulheres a juntar-se a esta causa e consciencializar que os pêlos são algo normal no corpo e que a mulher tem o direito de decidir se os quer ou não manter.

[Instagram/junu_hairy]
Se pesquisarmos com o hashtag #januhairy reparamos que já existem mais de três mil publicações no Instagram. Na galeria acima mostramos algumas dessas imagens.

2018: De Gigi Hadid à filha de Madonna

Recorde-se que a fotografia publicada por Madonna mostra a cantora junto da sua filha mais velha, Lourdes Maria, que se apresenta feliz e de braços abertos, revelando axilas sem a depilação feita (como se vê na fotografia abaixo).

Madonna com a filha mais velha, Lourdes Maria. [Fotografia: Instagram]
Rapidamente surgiram comentários depreciativos como: “Ridículo, como é que se faz quase tudo para chamar a atenção?!” e “Depila as axilas da tua filha”. Em contrapartida, houve quem defendesse mãe e filha, escrevendo: “Ela pode fazer com o corpo dela e as suas fotos o que quiser, não é nada ridículo. É uma mulher livre” e “Aqueles que criticam a presença de pelos no corpo de uma mulher estão a apoiar as diferenças de género”.

Antes disso, no início de dezembro de 2017 a modelo norte-americana, Gigi Hadid, foi alvo de criticas por surgir com pêlos nas axilas no famoso calendário de advento da revista ‘Love’ – considerado um dos calendários mais sensuais do mundo, consiste no lançamento diário de um pequeno vídeo com uma modelo diferente cada dia.

Na plataforma online YouTube, onde foi colocado o vídeo de Hadid, surgiram vários comentários que reprovam o visual da modelo, mas também outros a defendê-la.

Também a modelo sueca Arvida Byström afirmou ter recebido ameaças de violação após ter publicado uma fotografia com pelos nas pernas na sua conta de Instagram. Conhecida por se impor contra os vários estereótipos da sociedade, a modelo já havia publicado fotografias em que mostrava pelos púbicos, borbulhas e celulite.

Mas aquilo que hoje um movimento, está longe de ser uma iniciativa pioneira, entre as celebridades. Julia Roberts, em 1999, e Sophia Loren, nos anos 60, já tinham mostrado publicamente os seus pêlos, alheias aos padrões impostos pela sociedade. Mais recentemente, em 2014, a própria Madonna partilhou no Instagram uma fotografia com pêlos nas axilas (como se vê em baixo).

Madonna, 2014 [Fotografia: Instagram]
Além de deixar crescer os pêlos das axilas, houve ainda quem os colorasse. Miley Cirus e Lady Gaga foram algumas das celebridades que o fizeram. A tendência instalou-se em 2015 e logo as redes sociais foram inundadas com fotografias onde assumir os pêlos não era problema, nem para mulheres famosas nem para anónimas.

Pitangels é uma das atuais contas de Instagram que reúne imagens de várias mulheres que assumem recusar a prática da depilação, tal como a conta Love The Hair You Have, no Twitter.

As várias fotografias, bem como as pesquisas da Mintel, levam a crer que é cada vez maior o número de mulheres a recusar fazer a depilação: 95% das mulheres, com idades entre os 16 e os 24 anos, admitiram depilar as axilas em 2013. Uma percentagem que baixou para 77% em 2016. O mesmo aconteceu no que diz respeito às pernas: em 2013, 92% das mulheres afirmaram depilar as pernas, enquanto em 2016, apenas 85% disse fazê-lo – de acordo com o estudo da Mintel em 2016, referido no jornal britânico Metro em 2017.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer mais figuras femininas famosas (e não só) que ao longo dos anos têm surgido ao público com pêlos nas axilas.

[Imagem de destaque: DR]

Depilar sim, mas até onde?

A publicidade que mostra mulheres reais a depilarem pelos reais