‘Janeiro Seco’, a moda do detox que vem de fora

iStock-1069615948vinho

As festividades já acabaram e há quem olhe para o primeiro mês do ano como um período de desintoxicação de todos os excessos cometidos na última quadra. ‘Janeiro Seco’ (Dry January, no original) é uma verdadeira promessa de ano novo que pode ser cumprida com todo o rigor, bastando, para tal, seguir a aplicação britânica Dry January.

O modelo – que já está debaixo de olho de milhares pessoas, tendo em conta o número de descargas da app já feitas (mais de 10 mil para android) – passa por cortar na ingestão bebidas alcoólicas do quotidiano. Não é por isso difícil de perceber os sinónimos que tal traz para o corpo e mente, com as melhorias da pele a liderar a lista de vantagens.

Para a neurocientista e especialista em bem-estar Leigh Winters, este mês “seco” integra, muitas vezes, o velho hábito de afirmar que “novo ano, vida nova”, explicou à Life do Huffington Post. “Presumo que muitas pessoas ainda estão de ressaca e sentem que beberam vinho e cerveja a mais nas festividades. Para quem não abusou do álcool, esta parece ser uma resolução de Ano Novo fácil e acessível de cumprir, colocando essas mesmas pessoas num caminho mais saudável”, afirmou ao mesmo órgão de comunicação.

Continue a leitura e fique a par das seis vantagens que este detox lhe pode proporcionar.

1 – A sua pele vai parecer e ficar mais saudável. O álcool desidrata não apenas o nosso corpo como também a nossa pele. Nas mulheres, por exemplo, o álcool aumenta a hipótese de desenvolver rosáceas. A pele ficará visivelmente melhor se não beber.

2 – Pode mesmo perder peso. Não é novidade que muitas bebidas alcoólicas sejam portadoras de grandes calorias que ajudam no aumento de peso. Se deixar de ingerir álcool, há mesmo a possibilidade de perder esses quilos a mais. Até porque quando bebemos, o nosso organismo absorve primeiro o álcool em si, deixando o restante no organismo.

3 – Vai ter melhores noites de sono. O álcool contém uma substância que mantém o nosso cérebro acordado e ativo. Não ingerir álcool durante um grande período de tempo ajudará a ter noites mais descansadas.

4 – Terá mais energia. Terá mais energia para sair da cama e exercitar. Não ingerir álcool também poderá melhorar o seu poder de concentração. Foi o que aconteceu com a relações públicas Sacha Cohen, que testou o ‘janeiro seco’ e contou a sua experiência ao Huffington Post.

5 – Sentir-se-á uma “maquina mais oleada”. Adriane Abraham, personal trainer e CEO de uma empresa de fitness, afirma que a ingestão de álcool é o primeiro passo para “não cuidar do seu carro” (leia-se, organismo). Deixar de beber esta substância melhorará a eficiência do seu corpo.

6 – A sua saúde mental poderá também melhorar. Depois de um dia de stress, poderá parecer banal beber uma cerveja. Mas está provado que, em alguns casos, o álcool poderá aumentar a ansiedade. Aproveite o mês de janeiro para fazer um detox de bebidas alcoólicas e diga-nos se sentiu estas melhorias ou outras. Feliz 2020!