Refugiados sírios cozinham no Chiado

Desde o início de dezembro que, todos os fins de semana, refugiados da Síria e da Eritreia confecionam jantares pop-up no Chiado, em Lisboa. O objetivo é promover a integração destes homens e mulheres através da gastronomia tradicional do Médio Oriente e a iniciativa surge do plano “É uma Vida”, criado pela Associação Crescer.

Esta semana – de quinta, 14, a sábado, 16 de dezembro, – será a última oportunidade para ficar a conhecer os pratos tradicionais que têm vindo a ser apresentados. O jantar tem o valor-donativo de 20€ por pessoa – podendo fazer-se uma doação maior – e inclui entrada, prato principal, sobremesa, água, chá e vinho, dois copos (pode consultar o menu na imagem abaixo).

Da esquerda para a direita: Menu da Síria e Menu da Eritreia. [Imagem: http://allyoucanhelp.org/]
A iniciativa decorre no The Hall, na Rua António Maria Cardoso, nº 26, no Chiado, que está, neste caso e temporariamente, a funcionar como restaurante. Agora, está nas mãos de vários refugiados e do chef Nuno Bergonse, que orientou a confeção das refeições caseiras e tradicionais. A funcionar entre as 20h e as 24h e com capacidade para 24 pessoas, é necessário fazer reserva.

Marhaba Kitchen – All You Can Help é o nome desta iniciativa de jantares pop-up, onde “se junta a fome com a vontade de ajudar”, diz o slogan da campanha. Este projeto da Associação Crescer, no âmbito do Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados na cidade de Lisboa, conta com a colaboração da The Hotel com a Marhaba.

[Fotografia de destaque: Arlindo Camacho]