Jejum intermitente nos cuidados com a pele? Descubra como implementar

spa
[Fotografia: Andrea Piacquadio/ Pexels]

Existem novas tendências de skincare a surgir todas as semanas, mas nem todas se adaptam e podem ser acertadas. Para desenvolver uma rotina de skincare, é imprescindível saber qual o seu tipo de pele, quais os problemas que pretende resolver, quais os ingredientes que melhor funcionam em si e quais os que não podem ser misturados.

Depois de ter estudado muito bem todos esses fatores, deve ter em consideração que os produtos selecionados não devem ser sempre os mesmos, é importante fazer trocas sazonais, consoante as estações do ano, e mudar, episodicamente, a rotina por completo.

Se está cansada de tudo isto, o jejum intermitente pode ser uma boa opção. Este método consiste em simplificar a rotina de cuidados com a pele.

Faça uma pausa nos ingredientes ativos

O processo de beleza está associado a um método dietético e, embora na skincare não funcione da mesma maneira, pode conduzir a resultados bastante semelhantes.

De acordo com o médico dermatologista Kunal Malik, o jejum intermitente consiste em fazer uma pausa no uso de ingredientes ativos que possam ser agressivos para a pele.

“Semelhantemente ao jejum intermitente para a saúde geral e intestinal, o da pele pode ajudar a diminuir a inflamação e a irritação ao evitar ingredientes pró-inflamatórios”, explicou Malik ao site britânico PopSugar, acrescentando que a persistência leva a melhores resultados.

“Ao evitar ácidos mais fortes, como alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos, esfoliantes físicos ou químicos, como retinol e retinóides, está a permitir que a barreira epidérmica da pele seja redefinida e reconstruída”, rematou.

Tal como Malik, a dermatologista Ellen Marmur também enfatizou a importância de deixar a pele respirar, independentemente de querer ou não experimentar uma determinada trend: “A pele é um órgão biónico que cura e cresce de forma autónoma, mas, às vezes, é impedida por cuidados desnecessários. O jejum intermitente permite reduzir a enxurrada de ingredientes não comprovados na pele”, referiu ao mesmo site.

No que focar quando está a fazer jejum intermitente na pele

O ponto principal desta tendência de cuidados com a pele é voltar ao básico. “O jejum intermitente na pele baseia-se em simplificar os cuidados, recorrendo a ingredientes que hidratam, restauram e protegem a pele”, disse Malik.

Resumidamente, deve utilizar um gel de limpeza, um bom hidratante e um protetor solar diário. Se quiser continuar a utilizar os seus produtos habituais, certifique-se de que eles não contêm nenhum dos ingredientes que está a tentar evitar.

A duração do jejum vai depender das suas necessidades. Se está a usar um produto prescrito por um especialista para tratar algum problema, não pare de usá-lo sem antes se informar com o médico. Caso contrário, o jejum intermitente pode durar o tempo que achar necessário, mas não exagere.

Depois de excluir os ingredientes ativos, se sentir que a sua pele recuperou o brilho, rapidamente saberá que estava a aplicar algo que a danificou. Nesse caso, tente adicionar os produtos um por um, observando atentamente como a pele reage, uma vez que o problema pode não estar no produto em si, mas sim na quantidade.