Jennifer Lawrence reeleita a atriz mais bem paga do mundo

Jennifer Lawrence acaba de ser reeleita a atriz mais bem paga do mundo pela revista ‘Forbes’. Com uma fortuna de 46 milhões de dólares (40,6 milhões de euros), angariada nos últimos 12 meses, a atriz de 26 anos é também, pelo segundo ano consecutivo, a mais jovem a merecer tal distinção.

Grande parte dos lucros de Lawrence provêm do filme ‘Os Jogos da Fome: A Revolta – Parte 2’ o último da saga baseada na obra de Suzanne Collins, que arrecadou uns impressionantes 578 milhões de euros em bilheteira.

O segundo lugar da lista da ‘Forbes’ é ocupado por Melissa McCartney. Com 29,1 milhões de euros amealhados, a atriz do novo ‘Caça-Fantasmas’ ultrapassa Scarlett Johansson, a terceira colocada com 22,1 milhões de euros somados nos últimos 12 meses.

Jennifer Aniston subiu uma posição em relação ao ano passado, surgindo agora em quarto lugar com ganhos de 18,5 milhões de euros. Curiosamente, destaca a revista norte-americana, grande parte das suas receitas não vêm do grande ecrã, mas sim de campanhas publicitárias para marcas como a Emirates Airlines, Smartwater, Aveeno ou Living Proof.

De destacar ainda o progresso de Mila Kunis, que passou de um 16º lugar para o nono, angariando 9,7 milhões de euros no decorrer do último ano.

“Apesar de estas atrizes ganharem mais do que aquilo com que a maioria das pessoas pode sonhar, os seus lucros no cinema são apenas uma fração dos lucros dos seus homólogos masculinos. Um estudo recente mostra que as personagens femininas ocupam apenas 28,7% dos papéis existentes em filmes. Quando as mulheres estão no ecrã, é provável que seja para agradar os homens”, sublinha a ‘Forbes’.

Para comprovar esta afirmação, basta olhar para os ganhos de Jennifer Lawrence, que foram quase metade dos de Robert Downey Jr., o líder em 2015, com 70,7 milhões de euros.

Enquanto no ano passado foram distinguidas 18 mulheres, a conceituada publicação decidiu, este ano, limitar-se a eleger um Top 10. Nomes como Sandra Bullock, Angelina Jolie, Kristen Stewart, Reese Witherspoon e Cameron Diaz ficaram, desta vez, de fora, dando lugar a Fan Bingbing (a única chinesa no ranking, que ocupa o quinto lugar), Charlize Theron (sexto lugar), Amy Adams (sétimo lugar), Julia Roberts (oitavo lugar) e Deepika Padukone (estrela de Bollywood, que fecha a lista).