J.Lo: “Ainda é um desafio as mulheres vingarem” no cinema

Singer Jennifer Lopez performs during a concert that is part of her

Jennifer Lopez fez uma retrospetiva na sua carreira, numa semana em que se celebram 20 anos da estreia de ‘Selena’, filme onde a norte-americana se estreou no papel de protagonista. A artista olhou para o passado para caracterizar o presente, revelando que “ainda é um desafio as mulheres vingarem” na indústria, “especialmente as que são latinas.”

“[‘Selena’] era uma personagem suculenta, mas era muito raro e difícil, sobretudo para pessoas latinas, ter um papel como aquele. Pensar em ‘Selena’ há 20 anos e ter a oportunidade de fazer uma personagem como aquela… Tive muita sorte”, recordou Lopez, em declarações à ‘Variety’. A cantora de 47 anos confessou-se ter sido “sortuda” por conseguir ter sido protagonista, adiantando que essa “ainda é uma luta para as mulheres.”

Jennifer Lopez explicou que, atualmente, no entretenimento, a solução passa por “criar as próprias oportunidades”: “Foi por isso que me dediquei mais à produção, criando-me como artista pelas próprias mãos. Acho que essa tem de ser a segunda fase de uma carreira – criares o teu próprio nome e mostrar a toda a gente quem és e quais são os teus talentos. Parece-me que a indústria é dinâmica e ainda está a crescer, e é sempre um desafio para as mulheres.”

Quanto às motivações pessoais, Lopez mostrou-se tão empenhada agora como na altura em que ‘Selena’ se estreou: “Sempre quis ser a melhor artista, cantora, bailarina e atriz que pudesse ser. Passa-se exatamente o mesmo agora mas com a sorte de ser possível expandir-me a tantas funções diferentes e de poder produzir as minhas próprias coisas.”

Além da carreira como cantora, Lopez tem participado em vários filmes ao longo dos anos e recentemente regressou à televisão. A norte-americana faz de Harlee Santos em ‘Shades of Blue’, na série policial que entretanto foi renovada para uma terceira temporada.