Jessa e Jinger as protagonistas de um reality show

Jessa e Jinger estão de volta à televisão com a terceira temporada de Counting On. Às terças-feitas no canal TLC, o programa continua a acompanhar e a partilhar o dia-a-dia da família Duggar, conhecida desde 2008 após a estreia do programa 19 Kids and Counting (’19 filhos e a somar’).

O programa foi suspenso, no verão de 2015, por recaírem sobre Josh, o filho mais velho da família Duggar, acusações de abuso sexual infantil. As acusações, que viriam a ser confirmadas pelo próprio através do Facebook,: “Há 12 anos, quando era adolescente, agi de forma imperdoável. Lamento e arrependo-me profundamente”.

Em dezembro desse ano, uma das famílias mais numerosas do pequeno ecrã regressou com Counting On, um programa com um formato ligeiramente diferente: a família nuclear deixou de ser a protagonista e as câmaras seguiram apenas as vidas de Jessa e Jill.

Agora é a vez de Jinger, de 23 anos, protagonizar o programa ao lado de Jessa, 25. Jessa é a quinta irmã na linhagem Duggar, casou e é mãe de dois rapazes, Spurgeon e Henry. Jinger é a sexta mais velha, também já casada, está grávida e espera ter o bebé em maio.

As duas irmãs são donas de casa, dedicam-se à família e a fazer delas próprias no programa – aliás, assumem que é esta a sua principal atividade.

Em entrevista ao Delas, revelaram como têm sido estes dez anos de exposição mediática e como é ter uma família com mais de 20 pessoas.

Sinto que a nossa casa foi um bom campo de treino para aprender a lidar com diferentes tipos de personalidade. Como em qualquer família, também tivemos os nossos desentendimentos, mas os nossos pais sempre nos encorajaram a resolver tudo. Uma das coisas que aprendemos ao ter uma grande família é a resolver conflitos”.

E assinalam ainda mais vantagens de crescer numa casa cheia: “nunca havia momentos aborrecidos, tínhamos sempre alguém com quem sair ou com quem brincar, conversar, fazer compras, etc. Nós éramos verdadeiramente os melhores amigos uns dos outros,” declarou Jessa ao Delas. Jinger revela outras vantagens: “além das amizades próximas, não poderia deixar de referir o maravilhoso guarda-roupa, pois éramos muitas a partilhar os mesmos sapatos e roupas!”.

“Nos primeiros dias da filmagem, lembro-me de ter uma câmara na minha cara e de me dizerem: ‘Faz o que farias normalmente. Imagina que não estamos aqui’. E eu pensava: ‘Bem, isso é praticamente impossível’.”

Conjugar a rotina familiar com uma equipa de televisão nem sempre foi fácil. Quando, em 2008, o casal Jim Bob Duggar e Michelle Duggar optou por abrir as portas de sua casa e dar início ao 19 Kids and Counting, Jessa tinha 15 anos.

Nos primeiros dias da filmagem, lembro-me de ter uma câmara na minha cara e de me dizerem: ‘Faz o que farias normalmente. Imagina que não estamos aqui’. E eu pensava: ‘Bem, isso é praticamente impossível’. Nas entrevistas ficava com a língua presa, acabando por ter que dizer o mesmo várias vezes”, conta Jessa.

Mas rapidamente a presença de uma equipa de filmagem passou a ser normal: “Ficou mais fácil com o passar do tempo. A equipa de filmagem passava tanto tempo connosco que sentiam como se fossem da família e chegou a um ponto que já não nos incomodava termos as câmaras à nossa volta”.

Atualmente casadas e fora da casa dos pais, as irmãs Duggar constroem a sua família. Gratas pela educação que receberam, Jessa e Jinger esperam ver crescer os seus filhos de acordo com os mesmos valores que receberam na infância.

“Os nossos pais fizeram um trabalho incrível, elevando cada um de nós enquanto crianças. Nunca sentimos que fossemos apenas um número”

“Como mãe, agora percebo o quanto os meus pais se sacrificaram por nós. Estou tão agradecida à minha mãe pelo seu amor, calma e paciência. Nunca conheci outra mulher como ela. É a pessoa mais genuína que conheço e uma das minhas melhores amigas, modelo e heroína. Rezo frequentemente para que Deus me dê essa mesma paciência na minha própria parentalidade. Estou tão agradecida ao meu pai que nos ensinou a trabalhar arduamente no negócio da família – remodelação e renovação de imóveis, manutenção, etc. Nunca deixou que outros afazeres o afastassem da família, dedicando os fins de semana a caminhadas familiares, a passeios de bicicleta, a horas no parque, a compras de supermercado”.

Importante foi também o facto de Jim e Michelle fazerem com que cada um dos 19 filhos se sentissem essenciais e não apenas como mais um: “Os nossos pais fizeram um trabalho incrível, elevando cada um de nós enquanto crianças. Nunca sentimos que fossemos apenas um número. Eles tinham sempre tempo para nós, sabiam do que gostávamos e quais eram os nossos sonhos e projetos para o futuro. Estou muito agradecida aos meus pais por me terem criado a mim e aos meus irmãos com uma rica herança na Palavra de Deus. Sempre desejaram que não seguíssemos os passos deles, mas sim os passos de Cristo, e essa é uma lição que eu quero transmitir aos meus filhos”, referiu Jinger.

Nesta terceira temporada, composta por 13 episódios, além da gravidez de Jinger e do crescimento dos dois filhos de Jessa, as irmãs Duggar revelam que há muito mais para acompanhar: “Há novos bebés a caminho e algumas novas relações começam a desenvolver-se. Terão de ver!”. O programa vai para o ar todas as terças-feiras, às 19h05, no TLC.

Percorra a galeria de imagens para conhecer a família Duggar.

[Imagem de destaque: TLC]

Alicia Jay, virgem aos 36 anos, vai mostrar porquê num programa de tv para gigantes

Nesta casa os problemas são à meia-dúzia