
O nome de Rita Pereira ou a polémica em concreto sobre deixar chorar os bebés quando as necessidades básicas do menor estão satisfeitas e quando as mães têm mais coisas para fazer e não podem acudir de imediato, mas a mensagem de Jessica Athayde, de 39 anos, parece ser deixada à exata medida deste caso. Esta atriz, mãe de Oliver, pediu a todas as mães mais empatia e compreensão. “Em vez de criticarem as outras [mães], ajudem”, pediu num storie que fez e publicou na rede social Instagram. E acrescentou: “A internet pode ser um sítio super mau, nós nunca sabemos o que é que a outra pessoa está a passar. E nenhuma de nós é perfeita”.
“Eu não estou aqui armada em coach, nem pouco mais ou menos, nem em mãe perfeita. Estou aqui só a dar a dica de que é mesmo importante apoiarmos e ajudarmos, em vez de criticarmos, quando alguém está mal”, sublinhou ainda Athayde.
Recorde-se que, na segunda-feira, 10 de março, Rita Pereira, de 43 anos, partilhou um vídeo onde explicava que os bebés por vezes choravam “para terem atenção”, o que concentrou todos os olhares e vozes críticas . Atriz mostrou um momento que a filha Lowê chorava, em que Rita Pereira cumpria tarefas domésticas e que, por estar tudo bem com a menina, não faria mal a bebé chorar um pouco e esperar.
“Estou sozinha em casa, tenho imensa família a chegar para o almoço. Ela já comeu… Tenho de fazer a minha vida, porque sei que ela está bem” descrevia. Por isso, Rita Pereira considerava então que a bebé estava “só a fazer birra porque queria colo”. Pegando em Lowê ao colo, que completa quatro meses a 12 de março, Rita Pereira terá acrescentado ainda: “Agora que já terminei, pego nela e dou um miminho. Mas ela só queria atenção. Não faz mal os bebés chorarem quando estão bem, estão só a chorar de birra. Nós às vezes também choramos quando não estamos satisfeitos, mas é a vida”, afirmava, enquanto a bebé acalmava.
O que parecia ser uma tentativa eventual mensagem de apoio a mães desesperadas para não se sentirem tão postas em causa -“não se julguem ou se sintam mal se não lhes derem aquela atenção imediata”, terá afirmado Rita Pereira – , acabou em indignação, protesto e ate esclarecimento nas redes contra atriz, com público e até uma especialista a criticar a informação avançada pela intérprete da TVI.