Jill Biden e Olena Zelenska juntas na Ucrânia. Detalhes do encontro de primeiras-damas em dia da Mãe

TOPSHOT-UKRAINE-RUSSIA-CONFLICT-US-DIPLOMACY
Primeira-dama dos EUA, Jill Biden, com homóloga ucraniana, Olena Zelenska [Fotografia: Susan Walsh / POOL / AFP]

A visita não estava anunciada, mas foi captada. A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, foi ao oeste da Ucrânia, e encontrou-se com a sua homóloga deste país em guerra, Olena Zelenska. A reunião, que durou cerca de duas horas, teve lugar o domingo, 8 de maio

“Eu queria vir no Dia das Mães [nos Estados Unidos da América]”, disse Biden, 70 anos, a Zelenska, de 44. “Achei importante mostrar ao povo ucraniano que esta guerra brutal tem que parar e que o povo dos Estados Unidos está com o povo da Ucrânia”, acrescentou.

Detalhes do encontro

No sábado, 7 de maio, foi anunciado na Roménia que Jill Biden tencionava passar o Dia das Mães numa aldeia perto da fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia.

A primeira-dama norte-americana viajou de carro para a cidade de Uzhhorod, a cerca de 10 minutos de distância de uma vila eslovaca que faz fronteira com a Ucrânia e onde tem estado em visita de quatro dias na Roménia e Eslováquia.

A escola onde as duas primeiras-damas se encontraram foi transformada em habitação de transição para migrantes ucranianos de outras partes do país e que acolhe cerca de 160 pessoas, dos quais 47 dão crianças.

Ao chegar à escola, Jill Biden abraçou Zelenska e ofereceu-lhe um ramo de flores, as duas entraram lado a lado numa pequena sala de aula e sentaram-se face a face perante repórteres antes de se reunirem em privado.

Primeira dama dos Estados Unidos da América Jill Biden e a homóloga ucraniana, Olena Zelenska [Fotografia: Susan Walsh / POOL / AFP]
[Fotografia:EPA/PRESIDENTIAL PRESS SERVICE HANDOUT]
Após o encontro privado, as duas juntaram-se a um grupo de crianças que vivem atualmente na escola para fazer ursinhos de papel de seda para dar de presente no Dia das Mãe.

[Fotografia: Susan Walsh / POOL / AFP]
[Fotografia: Susan Walsh / POOL / AFP]
[Fotografia: Susan Walsh / POOL / AFP]
Zelenska, que juntamente com os seus dois filhos, estão em local desconhecido por razões de segurança, agradeceu a Jill Biden por este “ato de coragem” e disse: “Entendemos o que é preciso para a primeira-dama dos EUA vir aqui durante uma guerra, quando ações militares ocorrem diariamente e onde as sirenes aéreas soam também todos os dias”.

No fim do encontro, Jill terá oferecido uma moeda a que terá chamado a moeda da mudança, um amuleto especial. Uma peça que foi entregue a um dos seguranças de Olena. Este terá oferecido o pin da Ucrânia que trazia na lapela, segundo os relatos feitos pelos media que acompanharam a visita.

Jill Biden viajou sob sigilo, tornando-se o mais recente cidadão norte-americano de alto nível a entrar na Ucrânia após a invasão russa do país, em 24 de fevereiro.

Segundo a agência noticiosa norte-americana AP, a visita permitiu que Biden conduzisse o tipo de diplomacia pessoal que o seu marido gostaria de fazer.

O Presidente Joe Biden disse durante uma visita à Polónia em março que estava desapontado por não poder visitar a Ucrânia para ver as condições “em primeira mão”, mas que não foi permitido, provavelmente por razões de segurança. A Casa Branca disse na semana passada que o Presidente “adoraria visitar” a Ucrânia, mas não havia planos para o fazer para já.

CB com agências