JNcQUOI Ásia: O caminho gastronómico até à Índia, Japão e China começa aqui

Se Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, o novo JNcQUOI encontrou o caminho gastronómico das viagens portuguesas durante a era dos descobrimentos. A prova está numa das paredes do JNcQUOI Ásia, no formato de um grande mapa-mundi de azulejos nacionais, desenvolvido com a ajuda do historiador português Virgílio Gomes e concretizado pela fábrica Viúva Lamego.

Basta olhar para este mapa para descobrir produtos e especiarias que foram levadas e trazidas pelos navegadores portugueses durante as muitas viagens pelo mundo, mas especialmente de e para o continente asiático. Como o açafrão, a malagueta e a batata-doce, que são usadas em muitas das receitas do JNcQUOI Ásia.

Aproximar os portugueses deste legado oriental é precisamente a inspiração deste projeto que assume a forma de um bar, restaurante, sushi bar e terraço. As portas abriram em julho (dois anos depois do grupo Amorim Luxury se ter aventurado com o primeiro e mais tradicional JNcQUOI, uns números acima), no número 144 da Avenida da Liberdade onde cabem 1000 m2.

A dimensão do espaço é, talvez, o que mais impressiona o visitante depois de subir a escadaria que conduz ao JNcQUOI Ásia. Lá dentro, vive-se um autêntico sonho asiático, que tanto nos transporta para uma rua de Banguecoque, como é o caso do terraço; ou para uma elegante sala chinesa, com cadeirões confortáveis e painéis de motivos asiáticos, como acontece com o elegante bar em tons de vermelho, logo à entrada. Esta é a divisão que mais tarde fecha no JNcQUOI (02h00), e onde se pode beber cocktails, uísques e sakê japonês.

Os créditos são do arquiteto catalão Lázaro Rosa Violán, que já havia decorado o primeiro JNcQUOI em 2017, e que voltou agora a ser desafiado para projetar este universo asiático. É também da sua criação o impressionante “esqueleto” de dragão que está pendurado no teto da sala principal, onde funciona o restaurante. “O Lázaro tem quase sempre um elemento animal nos seus projetos. No primeiro JNcQUOI fez questão de ter um esqueleto de um TyrannosaurusRex”, contam-nos durante a visita ao restaurante.

É neste espaço que o menu atravessa várias cozinhas asiáticas, como a tailandesa, a chinesa e a indiana. Opções como o bao de porco com molho barbecue (6 euros), os dumplings, os spring rolls e as chamuças são sugeridas como entradas, mas a carta é longa e contém ainda categorias como as sopas e saladas, as massas, robata e tandoori e até vários tipos de caril. Para conseguir chegar até todos estes sabores asiáticos a equipa conta com equipamento específico de cada país, como a robata japonesa (grelhador) ou o forno indiano em profundidade (tandoori).

O frango grelhado com molho miso (25 euros), o bacalhau negro, o biryani (26 euros) e o caril verde são alguns dos pratos a não perder. A inspiração veio da longa viagem do chef António Bóia até este continente e ainda da experiência adquirida pelo chef Mário Esteves, em vários luxuosos restaurantes de hotéis asiáticos. A fasquia no JNcQUOI é tão alta que o chef António quis produzir leite de coco caseiro, adquirindo para isso uma máquina cuja função é apenas partir esta fruta.

Importa ainda guardar espaço para espreitar o menu de sobremesas, que inclui alguns dos clássicos de pastelaria francesa da Ladurée (pertence ao grupo Amorim Luxury), que chegam num carrinho dourado até à mesa para que o cliente possa escolher. Um dos doces mais populares é, no entanto, exclusivo do JNcQUOI. Trata-se da baba de rinoceronte, uma versão que difere da tradicional, de camelo, e que leva creme de chocolate, caramelo, doce de ovos, bolacha e nata (9 euros)

A viagem não termina aqui, pois existem outras duas divisões para conhecer: o sushi bar com mais de 40 lugares ao balcão, liderado pelo chef premiado Miguel Bértolo, e ainda o terraço, o espaço onde todos querem estar quando anoitece, já com as placas de néon ligadas. Neste exterior cabem vários ambientes e sente-se, sobretudo, a filosofia calma do feng-shui, já que o espaço foi decorado por um especialista desta disciplina.

Se não souber explicar bem o que sente neste restaurante asiático-bar-sushi bar diga apenas que tem um “je ne sais quoi”, pois é daí que vem o nome do projeto. Percorra a fotogaleria acima para conhecer melhor os vários espaços.

Sala de Corte: Um restaurante de carne com alternativas ‘plant-based’