As jóias andam a sair das suas icónicas caixas para entrarem pelo armário adentro. A 'moda' já anda a dar cartas lá fora desde 2021, esta terça à noite, 1 de fevereiro, chegou à TV pelo corpo de Cristina Ferreira
Correntes simples, pingentes, alfinetes, brincos, pulseiras? Sim, se o que se procura é a discrição, garantindo – claro – que estará sempre na moda. Mas desde o ano passado que a joalharia reclama territórios corporais novos e procura brilhar como nunca a partir de onde não esteve. Mas não só: as peças mais contemporâneas querem reinterpretar a realidade – que o diga Bella Hadid – ou apenas ser vestida.
A joalharia parece estar a querer sair do guarda jóias para entrar no guarda… roupa.
[Fotografia: Instagram/Shciaparelli]E se neste caso Bella Hadid, na passadeira vermelha de Cannes, em julho 2021, é exemplo com o seu vestido-colar pulmão, da Schiaparelli, em tempo de luta ambiental e pandemia, há casos mais recentes que puxam o argumento ao limite: a atriz Zendaya fê-lo na gala Ballon d’Or, me novembro de 2021, ao usar um vestido da Roberto Cavalli que recriava a coluna nas costas da peça.
[Fotografia: Anne-Christine POUJOULAT / AFP]Na terça-feira, 1 de fevereiro, Cristina Ferreira apostou na joalharia nacional. O colar desceu pelo peito abaixo e instalou-se sob os seios, reforçando o decote sob o blazer. Uma produção made in Portugal, com assinatura de Cristina Pais, que ganha o nome de “Joia de Corpo”.
A peça de tamanho único tem apoio no peito e fecho atrás, é feita em Zamak (acrónimo anglicista da liga metálica com zinco, alumínio, magnésio e cobre), cristal, aço e veludo e custa 129 euros.
[Fotografia: Instagram/Cristina Ferreira]Também em uso, mas como sucedâneo da beleza, a atriz Angelina Jolie retirou a cor dos lábios para os fazer brilhar apenas com um lip to chin [lábio ao queixo em tradução literal]. Uma aposta feita na passadeira vermelha da estreia do filme Eternals (Eternos) e que não esteve perto de gerar consenso.
Atriz Angelina Jolie com os filhos Maddox, Vivienne, Knox, Shiloh e Zahara. na estreia do filme “Eternals” [Fotografia: Valerie Macon/AFP]Da autoria da joalheira Nina Berenato, esta pequena peça em ouro ajustável através da pressão custa 50 dólares (perto de 45 euros) online.