Joana Vasconcelos cria coleção de mobiliário para a francesa Roche Bobois

Joana Vasconcelos associou-se à francesa Roche Bobois para criar uma coleção inspirada em algumas das suas peças mais icónicas, entre as quais um emblemático sofá Mah Jong.

A marca de mobiliário desafiou a reconhecida a artista a reinterpretar seis das suas peças, mantendo ao mesmo tempo a essência original dos modelos da Roche Bobois. As peças revisitadas incluem duas cadeiras Ava, as poltronas Lady B e Nuage, as mesas de cocktail Sismic e Cute Cut, além de uma composição do Mah Jong.

O sofá Mah Jong recriado por Joana Vasconcelos para a Roche Bobois [DR]
O resultado é uma coleção que recorre aos materiais e técnicas que Joana Vasconcelos utiliza na sua obra “para conferir uma dimensão escultórica às peças da Roche Bobois”, refere o atelier da artista em comunicado de imprensa.

“A Roche Bobois está particularmente orgulhosa por se associar aos múltiplos talentos
de Joana Vasconcelos. A sua ousadia artística, criatividade brilhante e poesia que
emanam do seu trabalho conferem uma nova escala às nossas criações, que a artista
subverte e reinterpreta brilhantemente”, refere Gilles Bonan, CEO da marca francesa.

A coleção é apresentada no ateliê da artista em Lisboa, durante a feira de arte contemporânea ARCO Lisboa, que termina este domingo, 19 de maio, e irá viajar pela Europa, sendo depois mostrada e leiloada durante a Art Basel Miami 2019. As receitas do leilão reverterão para a Fundação Joana Vasconcelos.⠀

Entretanto, até 24 de junho as peças da artista estão em exposição na Fundação de Serralves, no Porto, numa mostra antológica que esteve patente no Museu Guggenheim de Bilbao, em Espanha. Veja na galeria, imagens da exposição de Serralves.

Exposição de Joana Vasconcelos foi a terceira mais visitada de sempre no Guggenheim de Bilbao

 

Veja a nova peça que Joana Vasconcelos vai apresentar em Bilbao