Joe Biden nomeia maioria de mulheres e minorias para a futura presidência dos EUA

Democratic National Convention in Milwaukee
Joe e Jill Biden [Foografia: EPA/DNCC]

O Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, superou o objetivo de definir até ao final do ano os primeiros 100 elementos da futura administração, predominantemente composta por mulheres e pessoas de minorias.

A equipa que vai acompanhar Biden e Harris durante os próximos quatro anos é “histórica” e vai “romper barreiras” pela sua diversidade, refere o comunicado emitido na quarta-feira, 30 de dezembro.

Estes elementos vão integrar o Gabinete de Pessoal Presidencial da Casa Branca, de Assuntos Legislativos e da Vice-presidência, do Gabinete do Secretário de Pessoal e Operações da Sala Oval. “Uma administração que é parecida com os Estados Unidos e que está pronta para brindar resultados às famílias trabalhadores desde o primeiro dia”.

A equipa responsável pela transição entre administrações dá conta de que 20% do pessoal nomeado são imigrantes de primeira geração e que 54% são elementos de minorias, enquanto 61% são mulheres.

Os elementos pertencentes à comunidade LGBTQ+ representam 11% de todo o pessoal que faz parte da equipa de Biden. Os elementos de origem asiática e da região do Pacífico são “mais do dobro da sua proporção na população nacional”.

Desde o início, a vice-presidente eleita Harris e eu procurámos construir uma administração que se pareça aos Estados Unidos. A construção de uma equipa diversificada conduzira a melhor resultados e soluções mais eficazes para abordar as crises urgente que a nossa nação enfrentará”, disse Biden, em comunicado.

Harris considerou que “para enfrentar os desafios sem precedentes que enfrente o povo norte-americano” é preciso “construir uma administração que seja reflexo do melhor que há” no país.

Joe Biden vai ser empossado em 20 de janeiro, apesar de a vitória, que até já foi validade pelo Colégio Eleitoral, ainda não ter sido reconhecido pelo chefe de Estado cessante.

Trump mantém, e tudo indica que manterá até depois da tomada de posse de Biden, as falsas acusações de fraude eleitoral.

Primeira mulher nomeada para vice-secretária da Defesa

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou esta quarta-feira, 30 de dezembro, Kathleen Hicks como vice-secretária da Defesa, o que a torna a primeira mulher a ocupar o segundo posto do Pentágono, se o Senado confirmar a escolha.

Hicks, que está a cargo da equipa de transição de Biden no Pentágono, trabalhou anteriormente no Departamento de Defesa dos EUA durante a Administração de Obama, tendo exercido a pasta de vice-subsecretária da Defesa para estratégia, planos e forças. Mais tarde assumiu o cargo de vice-subsecretária de Defesa para as políticas, tendo sido, em 2010, responsável pela Revisão Quadrienal de Defesa de 2010 e levou a cabo o desenvolvimento da Orientação Estratégica de Defesa de 2012.

Ela será a primeira mulher a exercer o cargo de vice-secretária de Defesa confirmada pelo Senado. Porém, entre 2013 e 2014, Christine Fox assumiu a função interina por vários meses.

O futuro Presidente nomeou também Colin Kahl, outro ex-funcionário da Administração de Obama, para o cargo chave de subsecretário da Política de Defesa.

“Eles conhecem o Pentágono como a palma da mão e estão bem equipados para lidar com os muitos desafios que as nossas forças armadas enfrentam”, afirmou Biden, em comunicado.

Biden anunciou também no início de dezembro a nomeação “histórica” do general afro-americano Lloyd Austin como o próximo secretário da Defesa.

O democrata Joe Biden tomará posse, juntamente com a vice-presidente, Kamala Harris, como o 46.º Presidente norte-americano a 20 de janeiro de 2021, substituindo o Republicano Donald Trump.

CB com Lusa