Jogo do Euro feminino sob ameaça terrorista

Portugal futebol feminino
Fotografia de Álvaro Isidoro / Global Imagens

A unidade de contraterrorismo holandesa informou na quarta-feira estar a analisar uma ameaça do grupo extremista Estado Islâmico contra o Europeu de futebol feminino, na Holanda, em especial para o jogo Inglaterra-Escócia.

De acordo com o site especializado em monitorização do terrorismo jihadista (SITE), os terroristas terão apelado para que os “lobos solitários ataquem no Estádio Galgenwaard, em Utrecht”, em 19 de julho, dia em que a Inglaterra defronta a Escócia.

Os dois países integram o grupo de Portugal no Europeu de futebol feminino, com as portuguesas a terem o jogo agendado com as escocesas em 23 de julho, em Roterdão, e com a Inglaterra em 27, em Tilburgo.

A competição reunirá 16 países de 16 de julho a 06 de agosto na Holanda.

O SITE diz ter detetado, num canal pro-ISIS, uma mensagem que mostrava duas fotografias do estádio em Utrecht, uma planta dos lugares e um mapa da estrada.

Responsáveis da agência holandesa de combate ao terrorismo (NCTV) dizem estar “alerta” com a situação e a “avaliarem a ameaça”, no sentido de perceberem se existe “algo além da mensagem”.

“É muito cedo para tirar quaisquer conclusões”, indicou um porta-voz da NCTV. O organismo diz ainda estar em contacto permanente com as autoridades e organizadores de grandes eventos, como é o caso do Europeu feminino, acrescentando que prestam “atenção especial” a mensagens deste tipo.

Não está previsto o cancelamento do jogo entre Inglaterra e Escócia

Entretanto, a porta-voz da UEFA Annete van Trigt disse à AFP que a organização “está a aguardar” por mais informação, e que está em contacto apertado com a NCTV, cujo papel é o de “analisar a ameaça terrorista“.

A agência holandesa de combate ao terrorismo já disse também ser “muito cedo para decidir que medidas de segurança adotar”, num momento em que a UEFA disse também que não está previsto até agora o cancelamento do jogo entre Inglaterra e Escócia.

As mesmas informações têm sido avançadas também na imprensa inglesa e na agência chinesa Xinhua.

Nas últimas semanas, a monitorização contra o terrorismo (SITE) terá encontrando mensagens de apelo a ataques coincidentes com o 04 de julho, feriado da independência nos Estados Unidos, ou para o torneio de ténis de Wimbledon, que está a decorrer.

Os jogos no Europeu de futebol feminino decorrerão nas cidades de Utrecht, Deventer, Breda, Tilburgo, Roterdão, Doetinchem e Enschede.