A edição deste ano dos Jogos Olímpicos ficou marcada por uma forte e destacada presença feminina, desde logo protagonizada por aquela que foi a maior estrela da competição: Simone Biles.
A ginasta americana ganhou quatro medalhas de ouro e uma de bronze, naqueles que foram os seus primeiros jogos, e deslumbrou público, colegas de equipa, treinadores e até adversárias.
Para lá dos títulos Biles é apontada como a atleta que veio revolucionar a ginástica impondo novos códigos e movimentos. Imbatível no solo, ela impõe-se entre as restantes atletas e, dizem os entendidos, e depois dela dificilmente a modalidade e o desporto serão os mesmos.
Simone Biles sabe-o e é por isso que não quer ser herdeira, mas antes precursora. “Não sou o próximo Phelps ou Bolt. Sou a primeira Simone Biles”, afirmou, quando surgiram as primeiras comparações.
Mas os Jogos do Rio tiveram muito mais história, e histórias, no feminino. Triunfos, recordes, e exemplos de generosidade, fair-play e altruísmo, como pode ver na nossa fotogaleria.
Veja também: As imagens mais marcantes dos jogos olímpicos
Imagem de destaque: Reuters /Mike Blake