Jogos Olímpicos: queda grave de ciclista põe em causa segurança do trajeto

Annemiek van Vleuten
Fotografia de Eric Gaillard/Reuters

Annemiek van Vleuten, estrela do ciclismo da comitiva holandesa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sofreu uma queda aparatosa durante a prova, no domingo, enquanto seguia na frente da corrida. Perdeu os sentidos ao ser projetada e ainda teve de aguardar alguns minutos até à chegada da equipa médica. Sofreu três micro fraturas na coluna e um traumatismo craniano grave. Recuperou os sentidos a caminho do hospital, mas continua na unidade de cuidados intensivos.

Depois da holandesa, já quatro homens caíram no mesmo percurso durante as provas: o italiano Vincenzo Nibali, o colombiano Sergio Henao, o galês Gerard Thomas e o britânico Richard Porte. Três deles eram fortes candidatos ao pódio.


Leia também o artigo: As mulheres que brilharam na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos


Chris Boardman, ex-ciclista britânico que conquistou a medalha de ouro em 1992, já veio criticar a segurança do trajeto olímpico.

“Na verdade estou muito chateado porque vi o circuito e pensei que ninguém que caísse ali se conseguiria levantar. Isto ultrapassa o técnico, isto é perigoso e significa que quem desenhou o percurso viu e ignorou”, explicou Chris Boardman à BBC.

Victoria Pendleton, a mulher que conquistou o ouro no ciclismo durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, também já se pronunciou sobre o assunto. “É um percurso absolutamente, incrivelmente perigoso”, acrescentou.