Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro já começaram

Já está tudo a postos para o início dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

A decorrer entre 7 e 18 de setembro, estes Jogos serão os primeiros a serem celebrados na América do Sul e os mais importantes em termos do número de países representados. Durante os próximos 12 dias prestarão provas cerca de 4300 atletas provenientes de 176 países.

2.642 será o total de medalhas distribuídas: todas terão um dispositivo em aço que emitirá sons decrescentes do ouro ao bronze para que os portadores de deficiência visual possam reconhecê-las e trarão a inscrição “Rio 2016 Paralympic Games” em Braille, o alfabeto tátil para cegos.

Nesta edição serão 37 os atletas paralímpicos portugueses que irão competir em 7 modalidades: judo, tiro, atletismo, natação, boccia, equitação e ciclismo.

Como iniciativa de apoio aos atletas portugueses, o Comité Paralímpico de Portugal lançou a hashtag #SemPena2016: um movimento que pretende acabar com o sentimento de pena que muitas vezes se associa a estas nossas estrelas do desporto nacional e que quer dar a conhecer o esforço e espírito de superação dos atletas paralímpicos.

Tendo como lema a “Igualdade, inclusão e excelência desportiva”, esta campanha tem sido um sucesso e já foi premiada nos Lusos, os Prémios Lusófonos da Criatividade.

Clique na galeria e verifique os atletas que irão competir nos Jogos Paralímpicos de 2016 e as respetivas datas.

A cerimónia de abertura será transmitida em direto pela RTP, hoje a partir das 21h30.