Jornalista sueca parte em busca de herança genética e descobre história do Homo Sapiens

1-Genética

No dia do funeral da sua mãe, a jornalista sueca Karin Bojs decidiu empreender uma busca que iria revelar-se num empreendimento muito maior que a sua história pessoal. A escritora e repórter de ciência decidiu procurar as próprias raízes e descobrir mais sobre si mesma e a sua herança genética, mas encontrou bem mais do que isso e descobriu que a sua família é a mesma de todos nós.

Editora Bertrand, preço €19,90 [DR]
O resultado dessa investigação está publicado no livro ‘A Grande Família Europeia’, que a Bertrand Editora lança agora em Portugal e que revela o código genético da evolução humana, narrando, a partir dele, a história do Homo Sapiens, da Europa e dos europeus, desde a primeira onda de migração que povoou o velho continente até aos dias de hoje.

“Seguindo as pistas deixadas pelo seu ADN e viajando por locais de interesse arqueológico por toda a Europa, Karin Bojs traça o nosso passado comum da atualidade até à Pré-História” refere a editora em comunicado de imprensa.

Na mesma nota, a autora, que foi editora-chefe de ciência do Dagens Nyheter, o maior jornal diário da Suécia, durante quase duas décadas, explica que viajou por uma dezena de países, leu “cerca de 200 estudos científicos” e entrevistou “mais de 70 cientistas”, entre os quais geneticistas, historiadores e arqueólogos, durante a sua pesquisa. Descobrindo a história escondida nos nossos genes, conseguiu desvendar a história partilhada dos povos europeus e de toda a humanidade.

AT

 

Das redes cerebrais aos oceanos: Trabalhos de quatro cientistas portuguesas premiados

Ciência revela a idade a partir da qual se é adulto