Será que o melhor líder de negócios de moda do mundo é português?

????????????????????????????????????

Os Fashion Awards de 2017 vão ser atribuídos em Londres, a 4 de dezembro, e na lista dos nomeados está um português. Nada mais, nada menos que José Neves, o fundador da Farfetch. Os concorrentes ao prémio são de peso: Adrian Joffe, da retalhista Dover Street Market; Guram Gvasalia, da Vetements; Marco Bizarri, presidente executivo da Gucci; e Ruth & Tom Chapman, da plataforma de moda online Matchefashion.

A Farfetch nasceu como uma start-up em 2007 e hoje está avaliada acima dos mil milhões de euros. A vocação inicial de vender moda de luxo por comérico electrónico mantém-se grangeando-lhe um mercado que ronda os 80 mil milhões de dólares.

A Farfetch é hoje o principal lugar de compras de luxo online, ultrapassando a Net-a-Porter e a plataforma Neiman Marcus. Segundo o Business of Fashion os lucros em 2016 ultrapassaram os 150 milhões de dólares e o valor médio das encomendas é de 700 dólares. Europa (35%) e EUA (30%) estão no centro do negócio, seguindo-se Ásia-Pacífico (17%) e a China (10%).

O Jornal T afirma na edição desta terça-feira que o objetivo de José Neves é enfrentar os gigantes do luxo como o LVHM, depois de ter comprado a Style.com, à Condé Nast já este ano e ter recebido uma injeção de capital de 356 milhões de euros do grupo chinês de comércio online JD.com.