Jovens: Seis horas de exercício semanais podem reverter obesidade

ginasio
Fotografia: IStock

Crianças de 11 anos que praticam seis horas de atividade física por semana reduzem a possibilidade de estar acima do peso três anos depois, aos 14 anos. O estudo feito pela Universidade de Helsínquia, na Finlândia, estabelece a ligação entre o uso de dispositivos digitais durante a adolescência, aliado ao sedentarismo, e o ganho reportado de peso. O estudo envolveu mais de 4600 crianças que relataram os seus próprios níveis de atividade física, o sedentarismo e o uso de media digitais.

A análise correlacionou a dieta de cada criança, as horas de sono e a tempo de uso de devices. Mesmo depois de levar em conta essas variáveis, os investigadores descobriram que a atividade física pode proteger contra o ganho de peso e que pelo menos seis horas de atividade física semanais – sem estarem diante de computadores ou outros aparelhos – podem fazer a diferença.

Especificamente, as crianças que praticavam menos de seis horas de atividade física por semana tinham maior probabilidade de estar acima do peso aos 14 anos. No entanto, aqueles que relataram que permaneceram ativas por mais de seis horas não viram a balança indicar aumento extraordinário de peso três anos depois.

Uma boa regra é seguir as diretrizes de atividade física para crianças e adolescentes, segundo as quais estes, em idade escolar, devem ser fisicamente ativos por pelo menos 60 minutos por dia, considerando sua idade”, referiu a coordenadora do estudo em comunicado Elina Engberg.