Na guerra sem contrato e seguro. Judite confirma, TVI nega

Judite Sousa destaque Fb
DR

Pouco menos de 12 horas depois de Judite de Sousa ter avançado nas redes sociais que tinha saído da CNN Portugal “há mês e meio” e de ter denunciado o contrato a recibos verdes que mantinha com a estação noticiosa de Queluz de Baixo, a jornalista confirma as razões da saída e que foram elencadas esta manhã, 2 de agosto, num programa de televisão.

Uma confirmação feita pela própria à publicação Magg que surge na sequência de declarações feitas pelo apresentador Duarte Siopa, no formato Manha CM, da CMTV. Segundo o rosto do matutino, “Judite esteve sete meses a trabalhar, cinco deles sem contrato de trabalho, só há dois meses é que assinou contratou. Judite de Sousa foi para a guerra [da Ucrânia] sem contrato de trabalho e sem seguro de saúde”, revelou. E acrescentou: “Ela esteve doente, teve de chamar duas vezes a equipa médica e mais teve de andar a pedir dinheiro emprestado ao câmera porque não tinha dinheiro”, referiu.

Ainda segundo Siopa, “Judite de Sousa foi nomeada coordenadora editorial, mas só lhe disseram a ela, não disseram às equipas. A Judite sente-se uma mulher que foi traída, sofreu de bullying e que não foi apoiada pela estação, por estes motivos saiu da CNN Portugal. A Judite teve cinco meses a trabalhar sem receber um euro. Ela passou um recibo verde para receber”.

Esta manhã, em direto no programa matutino da TVI, Dois às 10, o diretor de Informação TVI/CNN Portugal Nuno Santos desmente categoricamente todas as informações e diz que canal foi apanhado de surpresa com decisão de rescisão. “A saída da Judite é uma situação que nos deixa bastante tristes, mas vamos por partes. Ponto número um: tivemos conhecimento nas redes sociais que a Judite terá denunciado o contrato de trabalho, para nós é uma novidade. Ela tem um contrato de prestação de serviços com a TVI e CNN Portugal e está de baixa médica a seu pedido até ao dia 11 de agosto”, explica o responsável numa comunicação em direto feito no formato.

“Segundo facto: hoje têm sido incessantemente repetidas informações que dão nota que Judite foi como enviada à guerra e que o terá feito sem seguro, o que num teatro de guerra, é impensável. Foi para Lviv [na Ucrânia] com seguro”, assevera Nuno Santos. E prossegue: “Ponto número três: nessa circunstância terá estado sem acesso a dinheiro e sem condições para trabalhar, e quero deixar claro que não tem a ver com a verdade.”

Nuno Santos afirma, no direto, que a informação foi “divulgada por um canal de televisão [CMTV, da Cofina] que tem ajuste de contas para para fazer connosco [TVI e CNN Portugal, ambos da Media Capital] e que, do ponto de vista editorial, não teríamos colocado todos os meios, e isso não é verdade”. “Ela escolheu as pessoas e demos todo o apoio. Se há alguma circunstância que nos possa ter sido apontada, porque há sempre nas redações, é a de apoio excessivo por contraponto com outros produtos”, aponta.

Atraso no pagamento por falta de fatura e apoio “nas vulnerabilidades”

Cerca de duas horas depois da intervenção do diretor de informação TVI/CNN Portugal, Nuno Santos, na antena de Queluz de Baixo e para avançar com a posição oficial relativamente à polémica saída de Judite de Sousa, fonte oficial da TVI reitera pontos abordados e detalha resposta a algumas das acusações feitas à estação.

Na nota enviada às redações, fonte oficial afirma que o contrato por recibos verdes “foi acordado pelas partes, por proposta da própria jornalista” e coloca o ónus da falta de pagamento em tempo na jornalista e pivô. “Judite Sousa esteve, de facto, uns meses sem receber porque não enviou fatura, apesar de ter sido instigada várias vezes a regularizar a situação. Neste momento, a empresa não deve 1 euro à jornalista”, lê-se na nota.

Ainda sobre a alegada falta de seguro, contrato e dinheiro quando a jornalista e pivô esteve enviada à guerra na Ucrânia, em Lviv, a TVI diz que, “com vista a ter uma proteção superior, o que se fez aquando da partida de Judite Sousa para a Ucrânia foi um contrato com inscrição na Segurança Social”. Uma decisão, reitera o comunicado, “com a concordância da jornalista e do seu advogado. A empresa agiu com zelo neste caso e no de todos os jornalistas que desde fevereiro têm estado a cobrir o conflito”.

Num ponto final, a direção da CNN Portugal diz-se “confortável com a forma como tratou Judite de Sousa ao longo destes meses”. “Fê-la sentir-se desejada e acarinhada no regresso à televisão, procurou protegê-la nas suas vulnerabilidades, foi compreensiva perante as ausências motivadas por questões de saúde”, acrescenta.

 

Recorde-se que a jornalista e pivô Judite de Sousa deixou a CNN Portugal e tem estado, como escreveu no Instagram, a desfrutar o “ sossego” de não ser mais uma “ figura pública. A saída terá sido acontecido há “mês e meio“, como a própria avançou.