Judite de Sousa pede: “Haja pudor nas palavras”

Judite de Sousa
[Fotografia: Instagram]

Judite de Sousa pediu, no domingo, 8 de agosto, “pudor nas palavras” no que diz respeito à sua saída da CNN Portugal. A jornalista e pivô publicou, ao final do dia, um novo post no qual pediu que se separassem as esferas profissional da pessoal, publicando uma fotografia do filho André com um dos maiores amigos de infância, Francisco Vasconcelos, filho mais velho de José Eduardo Moniz (ao centro na imagem).

“Nesta fotografia estão quatro pessoas. Duas destas pessoas eram amigos desde os sete anos de idade. Um já cá não está. Outro está e tem feito tudo, literalmente tudo, para honrar a memória do amigo. Nem um nem outro merecem o que foi dito nas últimas horas sobre a mãe do jovem que já cá não está. A vida é memória. E a vida, sendo memória, está muito para além de questões de natureza profissional que duram 24, 48 horas, 72 horas”, publicou a jornalista, que, recorde-se, perdeu tragicamente o filho há oito anos.

“Haja respeito. Não pela mãe do falecido. Mas respeito pelos amigos que ele deixou e que, por certo, não subscrevem afirmações lastimáveis. Haja pudor nas palavras”, acrescentou Judite de Sousa.

No dia anterior, sábado, José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, detentora da CNN Portugal, tinha recorrido também ao Instagram para publicar uma imagem de um bolo de aniversário, mas com uma mensagem que abordava “interesse” e “oportunismo”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jose Eduardo Moniz (@jemoniz)

“A amizade é um sentimento único. Aquele que não é feito de interesse nem da oportunismo à procura de benesses. Os quase 600 km que fiz este fim de semana para o aniversário de quem é verdadeiramente amigo foram um bálsamo em dias em que o carácter de pessoas que costumava estimar se revelou desprezível”, escreveu o responsável.

O processo de saída de Judite de Sousa da CNN Portugal tornou-se público, com estrondo, na passada semana, com acusações da jornalista ao canal. O diretor de informação da TVI/CNN Portugal Nuno Santos rebateu-as veementemente em direto no canal em sinal aberto e nas redes sociais. Ainda nesse mesmo dia, terça-feira, 2 de agosto, Judite de Sousa publicaria a nova mensagem nas redes sociais, detalhando as razões da saída e reafirmando tudo o que tinha sido dito.