Judite Sousa lança livro sobre Bolsonaro

judite insta
Judite Sousa [Fotografia: Instagram]

Judite Sousa vai lançar um livro sobre a eleição de Jair Bolsonaro, no início de janeiro, e o título promete ser polémico. ‘Político Esfaqueado ou é Morto ou é Eleito‘ é o nome da obra que foi anunciada esta segunda-feira, 17 de dezembro, e que é editada pela Oficina do Livro.

Escrito em “10 dias”, com “muita entrega” e “com paixão”, como refere a jornalista e diretora-adjunta de informação da TVI na sua página de Instagram, o livro analisa a eleição do presidente do Brasil e é lançado a 3 de janeiro, na semana em que Jair Bolsonaro toma posse.

No entanto, na mesma rede social, alguns comentadores, apoiantes de Bolsonaro criticam a escolha do título, argumentando que o elegeram “pela mudança” e não “pelo atentado”.

Imagem do Instagram de Judite de Sousa

“Neste livro, a autora parte da realidade política do Brasil para analisar outras democracias que aparentam estar em crise e onde os eleitores são conquistados através do WhatsApp, do Facebook, do Twitter e das fake news – esse fenómeno viral que elege ou destitui políticos e ensombra a História contemporânea”, refere o comunicado da editora.

O projeto surgiu em outubro, quando Judite Sousa chegou ao Brasil para fazer a cobertura da campanha da segunda volta das eleições presidenciais e encontrou um país a pedir uma mudança personificada por Jair Bolsonaro, ex-militar e deputado de extrema-direita.

No início da campanha, o então candidato tinha sido agredido com uma facada, acabando por ficar a recuperar em casa durante as iniciativas eleitorais, para a primeira e para a segunda volta das eleições. Sem debates ou ações de rua, Bolsonaro usou as redes sociais para fazer passar as suas mensagens e chegar ao eleitorado brasileiro. É daí que parte Judite de Sousa para fazer este livro e analisar o perigo da extrema-direita, aliado ao poder das tecnologias.

‘Político Esfaqueado ou é Morto ou é Eleito’ é apresentado igualmente a 3 de janeiro, às 18h30, na Leya na Buchholz, pelo jornalista Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI.

AT

Prémios: Judite Sousa ao lado de CR7 e José Rodrigues dos Santos

Judite Sousa: “Claro que não existe assédio nenhum”