Julia Louis-Dreyfus enfrenta batalha conta o cancro de mama

Uma em cada oito mulheres tem cancro da mama. Hoje, sou uma delas”. A frase direta e seca publicada no Twitter da atriz e humorista Julia Louis-Dreyfus, na quinta-feira, 28 de setembro, veio gerar uma onde de consternação e solidariedade.

Apesar de doente, Louis -Dreyfus está a transformar a sua luta pessoal numa causa nacional. É que, ainda no mesmo post publicado na rede social, a atriz agradece o apoio familiar e decide transformar a sua luta pessoal numa batalha mais transversal para que “os cuidados de saúde universais sejam uma realidade”.

Um debate que está a ter lugar no Congresso norte-americano, sobretudo depois de Donald Trump. Presidente dos Estados Unidos da América, ter já demonstrado por diversas vezes – verbal e efetivamente – pôr tremo ao plano do anterior chefe de Estado, o Obamacare, e que previa garantir acesso à saúde.

O canal HBO terá ficado a par da doença de Louis-Dreyfus a 18 de setembro, um dia depois da entrega dos Emmys onde a atriz terá batido o recorde por ter vencido a categoria de melhor atriz de comédia pelo seu papel como a, agora, ex-presidente Selina Meyer, na série Veep.

Para a estação de televisão onde a série é exibida, o trabalho continuará em marcha. “Os escritores vão continuar a trabalhar normalmente e a HBO irá ajustar horários de produção sempre que necessário”, afirmou, em comunicado, a cadeia televisiva.

Na galeria acima conheça algumas das personalidades nacionais e internacionais que já lidaram com a doença. E superaram-na!

Atores e personalidades apoiam Louis-Dreyfus

A ex-secretária de Estado e candidata presidencial derrotada, Hilllary Clinton, foi uma das personalidades que escreveu uma mensagem de apoio à atriz de 56 anos. “A Julia está nos nossos pensamentos e nos nossos corações. Inspirada, mas não surpreendida, por ver que está a sua a plataforma para o bem neste momento tão difícil.”


Conheça a campanha solidária que está em marcha no IPO de Lisboa


Também a atriz norte-americana, Debra Messing, tem semelhante opinião: “Envio-te toda a a minha energia curativa na tua direção. És incrível por usar este momento como uma oportunidade para apoiar os outros“, escreveu.

O cancro da mama é uma das doenças que mais atinge as mulheres e é um dos tumores que mais as vitima no mundo inteiro. Em Portugal, de acordo com os dados das Causas de Morte em 2015, do Instituto Nacional de Estatística, foram reportados 1690 óbitos do sexo feminino, sendo o tumor que mais portuguesas matou.

 

Imagem de destaque: DR