Júlio Magalhães: “O pior que lhe pode acontecer é querer ser igual à Cristina”

Tem 35 anos e 12 passados no pequeno ecrã a apresentar conteúdos de entretenimento, sobretudo no Porto Canal. Maria Cerqueira Gomes é agora a mulher de quem se fala por ir suceder a Cristina Ferreira ao lado de Manuel Luís Goucha, nas manhãs da TVI. Tal como a loura da Malveira também a morena da Foz tem um blogue, Come On, Mary , de moda e lifestyle, e onde se apresenta como “uma miúda que não tem uma vida perfeita e com poucas mas boas certezas, resultado daquilo que já viveu”.

Com uma filha de 15 anos, Francisca, e que já se estreou na moda, e com um bebé de pouco mais de um ano, João, o rosto do talk show Olá Maria deverá mudar-se para Lisboa, mas não sem antes apresentar o seu programa até 30 de novembro.

Maria vai continuar a apresentar no Porto Canal até 30 de novembro. “Não haverá dispensa”

“Hoje [quarta-feira, 7 de novembro] deverá voltar a apresentar, assim como até ao fim do mês. Não haverá dispensa”, refere o diretor-geral do canal, Júlio Magalhães, ao Delas.pt. Maria deverá começar o seu percurso na TVI em janeiro, ocasião em que, ao lado de Goucha, procurará manter a liderança das audiências, fazendo frente ao futuro conteúdo da nova aposta da SIC. Já Júlio avisa: “O pior que lhe poderá acontecer é querer ser igual à Cristina”. O responsável crê, porém, que Cerqueira Gomes saberá como fazer a diferença. “Já tem uma presença, uma identidade que as pessoas apreciavam muito nela. Foi sempre uma profissional dedicada.”

A morena da Foz que sonhou ser marchadora

A socialite Cláudia Jacques já sabe que irá perder a sua companheira de caminhadas na Foz ou no Parque da Cidade, no Porto. “Ultimamente, não temos tido tempo para as fazer. Ela agora nem pode, a vida mudou desde que ficou grávida. Mas fizemo-las muitas vezes, na companhia uma da outra”, recorda Jacques. Um mal menor, claro. “Também vou muitas vezes a Lisboa e podemos ver-nos por lá”, refere, enquanto elogia esta transferência da amiga. “Todas as pessoas têm objetivos de evoluir na carreira e claro que a Maria queria evoluir. Apesar de ela ter gostado muito de estar no Porto Canal, já estava na altura de mudar”, acrescenta Cláudia.

O mesmo diz Ana Bravo. A nutricionista, amiga de longa data de Cerqueira Gomes, não duvida que este era um passo óbvio para a apresentadora que, em miúda, sonhou ser marchadora. “Merecia este reconhecimento e vai fazer certamente bem – agora com mais visibilidade – como sempre fez”, analisa a especialista, que descreve a amiga como “uma pessoa alegre por natureza, que tem sempre um sorriso contagiante, que é muito amiga do seu amigo, que é muito presente nos bons e nos maus momentos, que é uma comunicadora nata e uma mãe incrível.” Nesta matéria, a ainda apresentadora do Porto Canal estreou-se nas tarefas da maternidade aos 19 anos.

Filha de pais separados, o site do formato Selfie recorda que Maria Cerqueira Gomes, crescida no seio de uma família de advogados, tem seis irmãos e estudou Direito. A vida, contudo, empurrou-a para outro tipo de palcos que não a barra dos tribunais. Chegou à televisão em 2006, com o arranque do Porto Canal, e, em apenas um ano, era-lhe confiado um programa em direto, de segunda a sexta.

Maria Cerqueira Gomes foi também manequim, começou em 2000 no Portugal Fashion a desfilar para o designer Miguel Vieira. Uma história que se repetiu recentemente com a filha mais velha, Francisca, a pisar a passerelle pela mão do mesmo criador, em 2018.

Um roubo contratual que só presta homenagem ao Porto Canal

A saída de um dos rostos fundadores do canal regional do norte não assusta Júlio Magalhães. Bem pelo contrário. “As pessoas não têm dado conta, mas já saíram cerca de uma dezena de profissionais para várias estações de televisão. O Porto Canal é hoje uma estação que se impôs e que forma profissionais de relevo, temos um naipe de apresentadores e apresentadoras que têm lugar em qualquer televisão”, justifica o responsável.

“Temos um naipe de apresentadores e apresentadoras que têm lugar em qualquer televisão”, defende Júlio Magalhães

O diretor-geral soube da saída de Cerqueira Gomes na sexta-feira, 2 de novembro, e por telefone: “Foi a própria que me ligou a dizer que tinha uma notícia agridoce. Agri porque se ia embora e doce, para ela, porque ia para a TVI”, conta, entre sorrisos. Uma baixa que não assusta o responsável da estação. “A ida da Maria é a prova de que o Porto Canal está na mira da concorrência, tem bons conteúdos e bons profissionais”, diz, recusando esclarecer quem sucederá no horário.

Imagem de destaque: Rui Oliveira/Global Imagens

Cristina Ferreira: “Pior do que ir e voltar é não ir e nunca saber onde se podia chegar”