Juntas de roxo para ajudarem a eliminar a violência contra as mulheres

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[Fotografia: Montagem Daryan Dornelles]

Um olhar sério e pesado, uma mão em riste e uma t-shirt roxa a dizer “Stop the Purple”, mostrando o roxo que simboliza a luta contra a violência contra as mulheres. Personalidades da música, das artes e ativistas juntaram-se nesta campanha de apoio à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que quer evocar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, procurando angariar verbas.

“O movimento Stop The Purple quer encorajar mulheres e homens a unirem-se no apoio a uma causa que precisa de visibilidade e ação. Vestir roxo nesta campanha significa apoiar e dar voz às vítimas de violência de género, além de demonstrar uma postura ativa em defesa dos direitos das mulheres”, refere o comunicado enviado às redações.

Entre os nomes que se associam à causa estão as cantoras Ana Bacalhau, Pongo, Jura, Mimicat, Iolanda e Mimi Froes, as atrizes Luciana Abreu, Maria João Pinho, Thaís de Campos e as ativistas Francisca M. Barros e Karyna Gomes e que vestiram a t-shirt, cujas vendas revertem para a APAV.25de dor e violência, num sinal de solidariedade e esperança. Cada t-shirt vendida representa uma ajuda direta às mulheres vítimas de violência doméstica, permitindo à APAV reforçar a sua missão de apoio no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro sem marcas de violência”, afirma o presidente da entidade, João Lázaro, citado em comunicado.

O crime de violência doméstica representa 77,1% dos atendidos pela APAV apenas no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho de 2024, a APAV atendeu, por semana, uma média de 385 vítimas.