Kamala Harris faz frente a Donald Trump nas eleições presidenciais

117723480_3193597784053228_2650685526870185983_n (1)
[Fotografia: Instagram]

Joe Biden, o candidato democrata à Casa Branca, anunciou esta terça-feira, 11 de agosto, ter escolhido a senadora Kamala Harris, de 55 anos, para desafiar Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas – que ocorrem a 3 de novembro – e se tornar, em caso de vitória, a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos da América.

“Tenho imensa honra de anunciar que escolhi Kamala Harris, combatente dedicada à defesa corajosa das classes populares e uma das que melhor servem o Estado, para minha parceira eleitoral”, disse Joe Biden, de 77 anos, antigo vice-presidente de Barack Obama, numa publicação na rede social Twitter.

Os apelos para que Joe Biden escolhesse uma parceira eleitoral negra multiplicaram-se desde que começou o movimento de protesto histórico contra o racismo e a violência policial desencadeado nos Estados Unidos da América com a morte de George Floyd no final de maio.

Depois de todas as polémicas em relação a Donald Trump no que diz respeito aos direitos das mulheres, ainda no Twitter, Kamala Harris manifestou o seu entusiasmo com a decisão de Joe Biden escrevendo que “as mulheres negras e mulheres de cor estão sub-representadas, há muito tempo, em cargos eleitorais e, em novembro, temos a oportunidade de mudar isso. Vamos trabalhar”.

Barack Obama, antigo presidente dos EUA, já reagiu, na mesma rede social, à nomeação de Kamala Harris afirmando que Joe Biden “acertou em cheio” na sua decisão e, acredita, ter agora “a parceira ideal” para enfrentar os desafios dos Estados Unidos da América.

Quem se mostrou surpreendido durante a sua conferência de imprensa diária na Casa Branca com a decisão do candidato democrata foi o atual presidente dos EUA, Donald Trump, que considera que Joe Biden e Kamala Harris vão ser um problema para o país.

Kamala Harris foi eleita, em 2016, senadora pela Califórnia, o mais multicultural dos 50 estados. Nascida em 1964 em Oakland, é filha de uma médica oriunda da Índia e de religião hindu, e de um professor de Economia com raízes jamaicanas.

Os pais divorciaram-se quando era pequena e foi criada, com a irmã Maya, pela mãe em Berkeley. Cresceu num bairro de maioria negra e cantava no coro da igreja batista. Durante algum tempo também viveu em Montreal, quando a mãe aceitou emprego no Canadá.

Estudou direito na Universidade Howard, em Washington, e na Universidade da Califórnia. Até às eleições presidenciais de 2016 era procuradora-geral da Califórnia. Democrata, derrotou uma rival do mesmo partido (Loreta Sanchez, uma filha de mexicanos) e substitui no Senado uma outra mulher democrata, Barbara Boxer. É casada desde 2014 com Douglas Hemhoff, um advogado de Los Angeles.

View this post on Instagram

Conducting this impeachment trial is one of our biggest responsibilities as senators. ⁣ ⁣ Let’s focus on the facts.⁣ Let’s focus on the law. ⁣ Let’s ensure this is a fair trial—and that we deliver fair and impartial justice.

A post shared by Kamala Harris (@kamalaharris) on

Defensora do controlo de armas, opositora da pena de morte, campeã da integração dos imigrantes e da escola como elevador social, Kamala Harris é uma das vozes progressistas em alta nos Estados Unidos e representante da crescente miscigenação no país. No senado, foi a primeira indiano-americana e também a segunda afro-americana.