Morreu Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel

Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e da Fendi, faleceu na madrugada desta terça-feira, 19 de fevereiro, aos 85 anos. Lagerfeld estaria doente há várias semanas, motivo que o levou a não estar presente nos dois desfiles da Chanel, durante a semana de Alta-Costura de Paris. Na altura, especulou-se que o seu estado de saúde o levaria a abandonar ambos os cargos, mas tal não se verificou.

Ainda não são conhecidos ao certo os motivos de saúde que vitimaram Lagerlfed. Na altura da sua ausência na Semana de Moda de Alta-Costura, a Chanel emitiu um comunicado oficial no qual podia ler-se que Karl se sentiria cansado, pelo que teria pedido a Virginie Viard, seu braço direito, que o substituísse.

Recentemente, Lagerfeld terá dado instruções à sua equipa da Fendi para a coleção de ready-to-wear (pronto-a-vestir) da marca, que será apresentada na Semana de Moda de Milão, esta quinta-feira, 21 de fevereiro. Esta poderá ser a última coleção do designer.

De recordar que a modelo portuguesa Maria Miguel desfilou para a Chanel em fevereiro e em maio de 2018, e voltou a marcar presença no último desfile da marca, em janeiro deste ano, na Semana de Moda de Alta-Costura. Os desfiles de 2018 em que a portuguesa participou foram os penúltimos desfiles em que Karl esteve presente.

A modelo portuguesa Maria Miguel desfilou para a Chanel na Semana de Moda de Alta-Costura, em Paris. Imagem: Instagram @mariamiguel.a

A história de Lagerfeld, o kaiser destinado ao sucesso

Karl Lagerfeld nasceu no dia 10 de setembro de 1933, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, no seio de uma família aristocrata. O gosto por roupas diferentes e a aparência exuberante manifestaram-se desde cedo, assim como o gosto pelo desenho.

Mudou-se para Paris com a sua mãe aos 20 anos, em 1953. O sucesso não demorou muito tempo a alcançá-lo, e em 1967 já era diretor criativo da Chloé. Na mesma altura, a Fendi também já estaria impressionada com o seu trabalho, contratando-o para uma das suas coleções. Na década de 70, Lagerfeld estabeleceu-se como uma das figuras mais icónicas da indústria, facto para o qual contribuiu a sua figura, com roupa inspirada no século 18, rabo-de-cavalo e óculos escuros.

O passo mais importante da sua carreira é, curiosamente, também um dos marcos mais importantes na história da própria marca. Em 1983, o kaiser da moda, como era conhecido, assumiu funções como diretor criativo da Chanel, cargo que ficara por ocupar no início da década anterior, com a morte de Coco Chanel. Karl transformou a marca numa das mais valiosas do mercado, ao modernizar as coleções de forma a serem mais apelativas às mulheres mais novas.

Ainda na década de 80, mais precisamente em 1984, Lagerfeld criou a sua marca homónima, que se mantém até hoje, com peças de roupa, calçado e acessórios. Esta marca tem um estilo mais jovem e descontraído e preços mais acessíveis, e uma das suas principais características é a inscrição do primeiro nome do designer em várias peças. Recentemente, no verão de 2018, aventurou-se no mundo da beleza, criando a primeira coleção de maquilhagem com a sua assinatura.

A especulação sobre o estado de saúde de Lagerfeld não é uma novidade, e já há vários anos que circulavam rumores de que o criador alemão se iria reformar. No entanto, tal nunca aconteceu. Em 2016, numa entrevista à revista Harper’s Bazaar, Lagerfeld afirmou que os seus contratos com a Fendi e a Chanel eram vitalícios. E, de facto, estava certo.

[Imagem de destaque: Reuters]

Será Virginie Viard a próxima mulher à frente da Chanel?