Kate e Meghan recebem milhares de mensagens racistas por dia

Não é novidade que as redes sociais podem servir tanto para espalhar amor e mensagens inspiradoras como, pelo contrário, incentivar o assédio ou comentários menos agradáveis, como lembrou numa entrevista ao Delas.pt, a escritora Janne Teller. Não raras as vezes, a linha que separa a opinião do ofensivo é ténue, mas o Palácio de Kensington, no Reino Unido, tem uma equipa especial que filtra o que não é necessário, quando se trata de comentários menos próprios dirigidos aos membros da família real.

Segundo o site Hellomagazine , os principais alvos das mensagens ofensivas são mesmo Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, e Meghan Markle, Duquesa de Sussex. Embora nem uma nem outra duquesa tenha o seu próprio perfil oficial de Instagram, ambas recebem muitas mensagens e comentários com os seus nomes.

Recorde-se que Meghan Markle, ex-atriz, teve que fechar as suas redes sociais quando ficou noiva do Príncipe Harry – embora ultimamente tenham surgido alguns rumores sobre uma suposta conta secreta de Instagram onde a Duquesa de Sussex seguirá os seus amigos mais chegados.

O Palácio de Kensington não permite, obviamente, insultos, nem outros excessos de linguagem no seu perfil, pelo que tem uma equipa especializada que filtra todas as informações ofensivas e abusivas nele publicadas. E, ao que parece, o trabalho não é pouco.

O Hellomagazine cita fontes próximas do Palácio que “está constantemente a monitorizar os seus comentários”, uma tarefa que não é nada fácil, se considerarmos que a conta oficial de Instagram do @Kensington Palace conta com mais de 7 milhões de seguidores e está também presente no Twitter, onde soma outro milhão.

“Nós até podemos bloquear alguns comentários, mas há outros que são mesmo muito graves. No ano passado, por exemplo, recebemos centenas de milhares de comentários negativos, sendo dois ou três ameaças violentas”, descrevem, acrescentando a mesma fonte que, por vezes, a polícia pode mesmo ter de intervir.

E se a maioria dos comentários a Kate Middleton são a chamá-la de “aborrecida”, já Meghan Markle, na altura do seu discurso no British Fashion Awards, recebeu mais de 500 comentários negativos, sendo que a equipa encarregue da sua gestão os conseguiu controlar, desativando a opção de comentar. Críticas como “é muito magra”, ou “toca muito na barriga” são apenas exemplos que a Duquesa de Sussex tem que enfrentar diariamente.

Percorra a galeria de imagens para ver alguns momentos em que Kate Middleton e Meghan Markle escolheram looks idênticos.

Assédio: uma em cada duas europeias já passou por isto!