Kate e William pedem 1,5 milhões de euros de indemnização por imagens em topless

O príncipe William e Kate Middleton num evento em Londres (REUTERS/Toby Melville)
O príncipe William e Kate Middleton num evento em Londres (REUTERS/Toby Melville)

Kate Middleton e o príncipe William estão a pedir 1,5 milhões de euros de indemnização pela publicação de fotografias da duquesa de Cambridge em topless. As imagens remontam a 2012 e foram publicadas pela revista ‘Closer’. O pedido foi feito esta terça-feira na primeira audiência em tribunal que opõe os duques aos responsáveis pela publicação.

A revista divulgou, em setembro de há cinco anos, 15 imagens de Kate no terraço de uma casa de hóspedes, durante umas pequenas férias que passou com William em França. O casal ficou na altura hospedado em Provence, num chateau propriedade de Lord Linley, o sobrinho da Rainha Isabel II. Dias depois, a justiça francesa proibiu a ‘Closer’ de reeditar, difundir e ceder a terceiros essas fotografias.

O caso começa agora a ser julgado em tribunal e envolve Ernesto Mauri, presidente do grupo editorial Mondadori, que publica a revista, Laurence Piau, o editor da mesma em França, e os fotógrafos Cyril Moreau e Dominique Jacovides.

Na audiência, o advogado do casal leu em francês a declaração de William.

“Em setembro de 2012, a minha mulher e eu pensámos que podíamos ir até França durante uns dias e ficar numa villa isolada pertencente a um elemento da minha família, e então desfrutar da nossa privacidade. Conhecemos França e os franceses e sabemos que são, em princípio, respeitadores da privacidade, incluindo da dos seus convidados. A forma clandestina como essas fotografias foram tiradas foi particularmente chocante para nós, pois violaram a nossa privacidade”, disse o príncipe.

William acrescentou que as imagens foram “ainda mais dolorosas” devido ao assédio dos paparazzi à sua mãe. Recorde-se que a princesa Diana morreu em agosto de 1997, em Paris, na sequência de uma acidente de viação enquanto tentava escapar às lentes dos fotógrafos.

Além da ‘Closer’, William e Kate querem que o ‘La Provence’ pague 50 mil euros por também ter publicado imagens de Kate, mas sem a mostrar em topless. Marc Auburtin, diretor desta publicação na altura, e a fotógrafa Valerie Suau respondem por este jornal local.