Kathryn Mayorga acusa Ronaldo de 11 crimes e pede 174 mil euros

jason mayorga
Kathryn Mayorga [Fotografia: Facebook/Jason Mayorga]

Onze crimes e 174 mil euros (200 mil dólares). Esta é para já a queixa e o valor de indemnização pedidos por Kathryn Mayorga (cujo documento original pode ler aqui, em inglês), a norte-americana que acaba de acusar Cristiano Ronaldo de a ter violado, em Las Vegaas, em 2009.

O jogador da Juventus terá 20 dias, após notificação, para elaborar uma resposta a esta ação e que acusa CR7 pelos crimes de violação sexual, tentativa de assédio sexual, coação para fraude, agressão a uma pessoa vulnerável, conspiração, difamação, abuso de processo, tentativa de silenciar o caso, tentativa de concretizar um acordo de não divulgação, negligência e violação de contrato.

Mas este pode não ser o maior pesadelo do internacional português. A situação arrisca piorar se o Ministério Público decidir avançar, mesmo com prazos já vencidos, com uma queixa-crime. É que, nesta fase, a polícia de Las Vegas reabriu esta semana a investigação sobre as acusações de violação apresentadas por Mayorga contra Cristiano Ronaldo. “O caso foi reaberto e os nossos investigadores estão a analisar as informações dadas pela vítima”, disse a polícia na segunda-feira.

Na conferência de imprensa, os advogados explicaram que o prazo para intentar a ação criminal já foi ultrapassado, mas acreditam que a polícia possa levar o processo até ao procurador para um eventual procedimento criminal, sustentando que o acordo firmado há nove anos é ilegal, pelo que a queixa-crime ainda tem validade para prosseguir.

Kathryn Mayorga, agora professora com 34 anos, apresentou queixa a semana passada num tribunal do condado de Clarck, Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada.

Do #MeToo à depressão e a alegados pensamentos suicidas

O movimento #MeToo, que denuncia as agressões sexuais cometidas por homens com poder, foi quem deu a Kathryn Mayorga a “coragem” de denunciar o português Cristiano Ronaldo, disseram esta quarta-feira, 3 de outubro, à noite, em conferência de imprensa, os advogados da alegada vítima. Uma das três razões já elencadas pelo Delas.pt, a par dos distúrbios emocionais que alega a professora e aspirante a manequim ter vivido desde 2009, bem como a chegada de uma nova equipa de advogados que vê aqui novas linhas de acusação cível.

As razões de Kathryn para só agora acusar Ronaldo de violação

Os advogados de Mayorga referem ainda que a mulher terá sofrido distúrbios emocionais na sequência do incidente, tendo ficado frágil e sofrido de depressão. A situação terá ainda levado a suposta vítima a pensar em suicídio, bem como ao abuso do álcool, perda do emprego e com relações pessoais afetadas.

Argumentam também que a mulher foi conduzida a um especialista, que lhe diagnosticou uma disfunção pós-traumática e uma depressão, consequência da alegada violação por parte de Cristiano Ronaldo, que terá tido lugar a 13 de junho de 2009 durante uma festa num hotel de Las Vegas, estado norte-americano do Nevada. O jogador negou, na quarta-feira, a acusação.

À data, a queixosa denunciou a presumível violação à polícia de Las Vegas e foi submetida a um exame médico. Hoje, os seus advogados informaram que na ocasião a sua cliente informou que o futebolista português seria o alegado agressor.

Kathryn Mayorga alega que terá sido coagida a assinar um acordo de confidencialidade a troco de cerca de 325 mil euros (375 mil dólares), assentimento que agora os seus advogados consideram não ter valor legal.

Entretanto, o futebolista português negou, na quarta-feira, as acusações de violação de que está a ser alvo, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

CR7 reúne família na bancada do estádio após acusação de violação

“Nego terminantemente as acusações de que sou alvo. Considero a violação um crime abjeto, contrário a tudo aquilo que sou e em que acredito. Não vou alimentar o espetáculo mediático montado por quem se quer promover à minha custa”, escreveu. O jogador da Juventus garante que vai aguardar “com tranquilidade o resultado de quaisquer investigações e processos”, pois nada lhe “pesa na consciência”.

CB com Lusa

Imagem de destaque: DR