Conheça a líder do país onde mulheres e homens têm de ganhar o mesmo

Katrín Jakobsdóttir é a primeira-ministra da Islândia, o primeiro país do mundo a proibir, por lei, a prática da desigualdade salarial entre mulheres e homens.

Eleita há um mês, a líder do Movimento Esquerda-Verde, que governa o país numa coligação com conservadores e centristas, viu esta semana o nome do seu país nas bocas do mundo, desde que a 1 de janeiro deste ano passou a ser proibido, na Islândia, pagar mais aos homens do que às mulheres pelo desempenho da mesma função.

A lei, que foi aprovada ainda antes de Katrín Jakobsdóttir ser eleita, aplica-se a empresas com mais de 25 trabalhadores, que passam a ser obrigadas a obter um “certificado de igualdade de remuneração”, passado por um auditor externo e credenciado. As empresas com mais de 250 empresas têm de obter este certificado até ao final do ano, mas as mais pequenas podem fazê-lo até 2021.

Com 41 anos, casada e mãe, a primeira-ministra islandesa é uma das políticas com melhor reputação junto do eleitorado do país, em anos.

Na galeria acima fique a conhecer um pouco mais de Katrín, que até já foi estrela de videoclipes e na pele de uma femme fatale.