Keira Knightley dá aula de feminismo através de filmes da Disney

17_keira_knightley_reuters_Robert Galbraith

Depois de revelar, no programa de Ellen DeGeneres, que determinados filmes da Disney estavam proibidos em sua casa, a atriz Keira Knightley veio explicar melhor o porquê… e o motivo está apenas na forma negativa como o género feminino é representado. Para a atriz, mãe de uma menina de três anos, é importante mostrar que para se ser princesa não é necessário ter um príncipe.

“Pergunto-me o que Elsa diria a Ariel e a Cinderela, porque Elsa tem algumas opiniões sérias sobre Anna sair com um homem que acabou de conhecer e dizer que se casaria com ele”, referiu Keira no programa televisivo The Ellen Show. E continuou, reforçando: “O que diria Elsa para Ariel que desiste da sua voz por um homem? Um homem que ela só viu dançar num navio e depois se afogou!”.

Seguindo este raciocínio, Keira disse ainda: “É 100% incrível que Ariel o salve, sou totalmente a favor disso, mas o que Elsa faria? Acho que a sua atitude seria mais: ‘Babe, tens que conhecê-lo melhor, não desistas já da tua voz’”.

Cinderela e Pequena Sereia são apenas dois dos filmes excluídos do videoclube de Keira. O primeiro, porque a atriz considera que nenhuma menina deve “esperar por um homem rico para a resgatar” e o segundo precisamente por a Ariel ir atrás de um homem sem pensar duas vezes, abdicando de tudo, não só da voz, como da família. Por esta ordem de ideias, provavelmente também a Branca de Neve e os Sete Anões, bem como A Bela Adormecida não são permitidos na casa da atriz, já que em ambos as princesas estão reféns de um beijo encantado – dado por um príncipe claro – para despertarem do sono profundo.

A explicações surgiram esta semana, na passadeira vermelha de apresentação do filme O Quebra-nozes e os Quatro Reinos, onde Keira Knightley participa, dando vida à Fada do Açúcar. Um filme (adivinhe-se) produzido pela Walt Disney Pictures. No entanto, a atriz manteve a sua opinião, referindo que apesar de existirem algumas restrições também há alguns filmes da Disney com luz verde lá em casa. Frozen: O Reino do Gelo, Vaiana e À Procura de Dory são três longas-metragens que Keira considera terem os requisitos fundamentais para criar boas bases para as meninas de hoje em dia – talvez porque nestes filmes, o sexo feminino se apresenta forte e corajoso, sendo as meninas verdadeiras heroínas sozinhas.

Desta forma, Keira Knightley mostra como, na opinião dela, alguns os filmes podem condicionar a emancipação feminina.

[Imagem de destaque: Reuters / Robert Galbraith]

Os vernizes inspirados no filme “O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos”

David Beckham assume-se como feminista. Sim, o futebolista