Mulher está grávida após ter recebido útero doado pela própria mãe

Captura de ecrã 2023-05-24, às 13.39.15
Kirsty Bryant está grávida após transplante de útero que recebeu da mãe com a filha Violet e o marido [Fotografia: Instagram]

Esta nova oportunidade para a maternidade aconteceu depois de ter perdido o útero durante uma histerectomia de emergência a que foi sujeita e para poder dar à luz a primeira filha, Violet, em abril de 2021.

A confrontação de Kirsty com o fim da maternidade surgiu 48 horas depois de ter acordado do coma induzido e na sequência de um parto muito complicado.

Contudo, a 10 de janeiro, ela e mãe, Michelle Hayton, submeteram-se a operações de transplante de útero, em cirurgia que duraram 16 horas, num hospital de Sidney, na Austrália, e, com êxito, esperam agora, respetivamente, um filho e um neto.

[Fotografia: Instagram /Kirsty Bryant]

“É tão maravilhoso que meu corpo possa fazer isto e que minha mãe tenha me dado este presente”, afirmou a jovem mãe no programa 60 minutos, transmitido no canal australiano ABC.

Segundo a ginecologista, a gravidez será acompanhada de perto por ser considerada de alto risco e culminará numa cesariana, uma vez que o útero, segundo a especialista Roberta Deans, não será capaz de sentir contrações já que as terminações nervosas não estão conectadas ao órgão transplantado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Kirsty Bryant (@myuterustransplantaus)

Recorde-se que o primeiro transplante desta natureza aconteceu há 11 anos, em 2012, o que permitiu o nascimento de dois bebés. Desde aí, foram feitos 90 cirurgias, possibilitando 50 nascimentos.

Em Portugal e até março deste ano, não havia, de acordo com dados apresentados pelo jornal Público, projetos para trazer e disponibilizar este tratamento.