Membros do “La Manada” condenados por abuso sexual continuam em liberdade

Os cinco elementos do grupo espanhol conhecido como “La Manada” continuam em liberdade, depois de terem sido condenados a nove anos de prisão, por abusarem sexualmente de uma jovem, nas festas de São Firmino, em Pamplona, no verão de 2016.

A segunda secção da Audiencia Provincial de Navarra decidiu manter os cinco homens em liberdade provisória, depois de, em junho, de 2018, o Tribunal de Navarra ter tomado a mesma decisão. Em troca, cada um dos elementos do grupo pagou uma fiança de seis mil euros a cada um e ficou obrigado a apresentar-se às autoridades três vezes, por semana, na esquadra mais próxima das suas áreas de residência. Na altura, o tribunal considerou não haver risco de fuga, análise secundada pela maioria do coletivo de juízes da segunda secção da Audiencia Provincial de Navarra.

Recorde-se que o Ministério Público pediu 22 anos e dez meses de prisão e o Ayuntamiento de Pamplona e o governo de Navarra quase 26, por violação. Mas o tribunal deu apenas como provado o crime de abuso sexual, aplicando uma pena de nove anos de prisão.

O grupo mantém-se assim em liberdade, enquanto se aguardam o desfecho dos recursos interpostos pela defesa e pelas diferentes acusações.

As decisões judiciais sobre este caso têm gerado revolta e protestos na sociedade espanhola, como pode ver, ou rever, na galeria, acima.

 

Vítima do ‘La Manada’ escreve carta a canal espanhol

 

Justiça espanhola pede 22 anos de prisão para “a manada” que violou jovem