Lábios Vermelhos. Onda de apoio online a Marisa Matias contra Ventura

Presidenciais: Marisa Matias participa em comÌcio em Lisboa
A candidata às eleições presidenciais apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, intervém durante o comício "Mudar o sistema, não o clima", no âmbito da campanha eleitoral, em Lisboa, 11 de janeiro de 2021. Sete candidatos viram as suas candidaturas serem validadas pelo Tribunal Constitucional às eleições para a Presidência da República, que se realizam no próximo dia 24 de janeiro.[Fotografia: ANTÓNIO COTRIM/LUSA]

As redes sociais estão a encher-se de imagens de lábios vermelhos e subordinadas à hastag #vermelhoemBelém. A razão é simples, Marisa Matias, candidata às presidenciais a Belém, foi atacada – entre todos os outros ataques verbais do candidato do Chega, André Ventura – por usar esta cor nos lábios. Ela “não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”, afirmou, ao quarto dia de campanha.

Não foi preciso muito para que os deputados de Bloco de Esquerda como Pedro Filipe Soares, Joana Mortágua, Luís Monteiro, Moisés Ferreira e José Soeiro, partido que apoia Matias às presidenciais, se apresentassem de lábios vermelhos em imagens e contestassem, desta forma, os ataques. A também candidata Ana Gomes reagiu às declarações, aderindo ao movimento, que era já tendência nacional das redes sociais esta sexta-feira de manhã, 15 de janeiro, e surgindo a pintar os lábios daquela cor.

O humor também já entrou em campo com, por exemplo, a página Insónias em Carvão publicou a fotografia mais icónica de Salgueiro Maia, em pleno 25 de abril de 1974, mas agora com os lábios pintados de vermelho.