Lanidor ‘apaga’ influenciadora por video de TikTok considerado “racista”

Lanidor
[Fotografia: Gonçalo Villaverde / Arquivo]

Depois de um fim de semana dedicado ao Natal, em Armamar, a marca portuguesa Lanidor, que se encontra em processo de reformulação da imagem, viu a sua identidade ser colocada em causa devido a uma polémica que está a inflamar as redes sociais e com a influenciadora Mafalda Sá Pereira.

O caso remota a 2023, quando a tiktoker publicou um vídeo sobre as principais diferenças entre as cidades do Porto, onde reside, e de Lisboa. Na publicação, que foi apagada do TikTok, a jovem falava com medo das moradores indianos na zona de Martim Moniz, em Lisboa, principalmente à noite, quando regressava ao hotel.

[Fotografia: Instagram/Mafalda Sá Pereira]
Uma utilizadora da rede social recuperou o vídeo e questionou como é que a Lanidor, marca nacional que conta 126 lojas espalhadas por seis países (Portugal, Espanha, Irlanda, Equador, Qatar e Omã), trabalhava com uma pessoa “racista”.

Após as declarações, a marca e a influenciadora apagaram todas as publicações que tinham em conjunto.

“Fiquei tão revoltada quando soube disto, não têm noção. Isto não é verdade, não é mesmo verdade. Não sou racista”, esclareceu Mafalda Sá Pereira, no TikTok. “Senti olhares que nunca tinha sentido antes e fiquei com medo. No Porto, não estou habituada a isto e foi por isso que mencionei as pessoas desta etnia”, destacou, visivelmente emocionada.

À Delas.pt a Lanidor diz que tomou conhecimento do vídeo em questão no domingo, após o evento, através das redes sociais. Nesse sentido, a marca afirma: “Lamentamos profundamente que o teor do mesmo possa ter causado ofensa ou perturbação.” A insígnia vinca que se pauta pelos valores “de multiculturalidade, abertura a todas as culturas e a todos os credos”. “Enquanto marca só responderemos pelos nossos atos, pelos nossos valores, procurando em todas as nossas relações promover um mundo mais inclusivo, mais positivo e mais tolerante”, acrescenta em resposta por escrito.

Contactada por escrito, a influenciadora Mafalda Sá Pereira não prestou comentários: “O assunto está encerrado, não me vou pronunciar nunca mais sobre isso”, disse.

[Notícia retificada às 17.00 horas]