Louvre vai ser dirigido por uma mulher. Uma estreia em 227 anos

Louvre EPA_YOAN VALAT
[Fotografia: Yoan Valat/EPA]

 

Laurence des Cars, de 54 anos, torna-se na primeira mulher a liderar o Louvre, em 200 anos de história do museu. A agora demissionária presidente do Museu de Orsay, cargo que ocupou nos últimos quatro anos, vai suceder a Jean-Luc Martinez a partir de 1 de setembro. A comunicação foi feita esta quarta-feira, 26 de maio, pelo Palácio do Eliseu

Curadora e historiadora de arte do século XIX e início do XX, tem-se destacado pelo dinamismo, diversidade, nos temas sociais e na prioridade em atrair as novas gerações para estes espaços de cultura. Foram, aliás, esses mesmos pressupostos vertidos no seu plano de trabalho, aquando da candidatura, que a levaram a ficar com o lugar. Laurence apresentou um projeto para pretendia tornar o Louvre num museu “totalmente contemporâneo”, voltado para a “juventude”, afirmou a própria em declarações à France Inter.

Segundo a informação já veiculada, uma das suas primeiras medidas passará por criar um nono departamento especialmente vocacionado para o legado de Bizâncio e dos cristãos do Oriente.

Des Cars “é uma conservadora reconhecida, de projeção internacional, que se destacou no Orsay e tem um grande conhecimento do Louvre desde que trabalhou no projeto paraAbu Dhabi, entre 2007 e 2014″, destacou o Eliseu aquando da nomeação.

Para a ministra da Cultura francesa, Roselyne Bachelot, “Laurence Des Cars deverá escrever uma nova página na história do maior museu do mundo”. “O Louvre deve reinventar-se neste mundo pós-crise, para se tornar, mais do que nunca, um lugar de contemplação e de reflexão aberto a todos”, acrescentou.

A historiadora agora nomeada sucede a Jean-Luc Martinez, de 57, que ocupava a presidência do Louvre desde 2013, estava a concurso para um terceiro mandato à frente da instituição que recebeu, em 2019, mais de dez milhões de visitantes, na sua maioria estrangeiros, o que configurou um recorde.