Lava as mãos várias vezes ao dia devido à covid-19? Saiba as consequências

lavar mãos desinfetar saúde covid-19
[Fotografia: Andrew Donovan Valdivia]

Com a chegada da covid-19 há mais de um ano e meio, tornou-se um hábito desinfetar as mãos com álcool gel ou lavar simplesmente com sabão. No entanto, sabia que este comportamento pode trazer consequências como a dermatite?

A consciencialização que existiu a nível mundial depois do surgimento da covid-19 indicava para a população tivesse todo o cuidado desinfetando as mãos, colocando máscara e evitando contacto com as pessoas.

Porém, o gesto de limpar as mãos com álcool gel pode trazer danos graves a longo prazo. Segundo um estudo realizado na Índia pela Father Muller Medical College, com 582 pessoas, descobriu que as pessoas podem vir a contrair alergias nas mãos como dermatite.

É claro que prescindir deste ritual está completamente fora de questão, mas é tempo para encontrar soluções que protejam a pele e que garantam a prevenção contra a covid-19.

Os especialistas chegaram à conclusão que dois terços da população naquele país está a demonstrar sintomas. Os casos de dermatite têm mais incidência nos profissionais de saúde.

Além da dermatite que pode surgir, os cientistas indianos apontam ainda para uma percentagem dos médicos, enfermeiros e staff das unidades de saúde que tiveram eczemas nas mãos.

Estes dois tipos de problemas de saúde surgem, por norma, em trabalhadores que estejam expostos a químicos tal como as limpezas, catering, metalurgia ou trabalhos mecânicos.