
O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos são medidas eficazes quando se trata de prevenir a propagação da pandemia ou mesmo constipações. No entanto, de acordo com alguns especialistas, há outro ritual simples de autoproteção que deve aplicar na rotina.
Lavar o nariz pode efetivamente precaver problemas de saúde, especialmente crónicos de sinusite ou mesmo, se for feito tendo em conta o conjunto de métodos referidos anteriormente, vírus.
Esta prática pode resultar na diminuição dos sintomas, como congestão, e redução do uso de sprays nasais e antibióticos.
“As irrigações nasais com solução salina são frequentemente utilizadas para eliminar muco. Elas estão associadas à melhora sintomática em pacientes com doenças nasais e sinusais. No entanto, não há evidências definitivas de que as irrigações nasais protegem contra a infeção por covid-19“, salvaguardou o otorrinolaringologista R. Peter Manes à ETNT Health.
“Na melhor das hipóteses, a irrigação nasal fornece melhorias significativas em uma ampla gama de sintomas de alergia“, acrescentou à mesma publicação.