Coroas de henna: Pintar o couro cabeludo contra a perda de cabelo

henna abrir
[Fotografia: Instagram /Leah Reddell/FaceFista]

Os pedidos de algumas clientes que tinham perdido cabelo devido a processos de tratamento com quimioterapia empurraram a norte-americana, natural de Denver, Leah Reddell, a pintar couros cabeludos despidos com recurso a tinta henna.

[Fotografia: Facebook /Leah Reddell/FaceFista]
Hoje, com quase 20 anos de experiência com a tinta sobre a pele, em particular esta, Leah tem vindo a desenhar múltiplas ‘coroas’ – e também barrigas de grávidas, por exemplo – e a publicar o seu trabalho nas redes sociais.

Esta foi a forma original que a artista norte-americana encontrou para cobrir, de forma inusitada, os couros cabeludos despidos de mulheres e homens, transformando-os em obras de arte.

Uma ideia que ganha força sobretudo numa altura em que tanto se tem falado de alopécia, após a bofetada do ator Will Smith ao humorista Chris Rock, em plena gala dos Óscares, na sequência de uma piada calvície de Jada Pinkett Smith.

Mais do que usar lenços, chapéus ou mesmo perucas para disfarçar a perda de cabelo, Leah recebe mulheres que acabam por assumir as suas novas circunstâncias com arte que, não sendo permanente, tem a característica de ser duradoura.

[Fotografia: Instagram /Leah Reddell/FaceFista]
[Fotografia: Instagram /Leah Reddell/FaceFista]
Em Portugal, a tatuadora Mariza Seita – que tem trabalhado na reconstrução pictórica de mamilos após mastectomia e cancro de mama – diz nunca ter recebido um pedido desta natureza.

A especialista vinca que as tatuagens no crânio podem não ser as melhores opções pela vibração da máquina e, possivelmente, pelas dores provocadas – que crê ”não serem assim tantas”, pelo que já lhe foi dito.

Verdade é que Mariza nunca se confrontou com um pedido desta natureza. A tatuadora lembra também que se trata de uma “pintura”, por isso, consideravelmente menos invasiva. Deixa, contudo, um alerta: “Tratando-se de henna, é preciso ter cuidados com a qualidade da tinta e com o facto de ter ingredientes a que muita gente é alérgica.”

Recorde-se que as coroas de henna no couro cabeludo não são um fenómeno recente e carregam, historicamente, significados religiosos ou espirituais. Esta técnica e este corante são usados em várias regiões do mundo para fins espirituais, culturais e estéticos. Para outros, a henna é uma alternativa às tatuagens, não fica para sempre, e também pode ser usada simplesmente para decorar o corpo.